Honda – Divisão de Produtos de Força celebra 60º aniversário

0


A Divisão de Produtos de Força da Honda celebra, em 2013, o seu 60º aniversário de atividades mundial.
Baseado no espírito original do seu fundador Soichiro Honda, de utilizar a tecnologia com vista a facilitar a vida das pessoas, os Produtos de Força da Honda já ultrapassaram, desde o início da sua atividades, os 100 milhões de unidades comercializadas.

A Divisão de Produtos de Força da Honda foi fundada em 1953 com o lançamento do motor ‘H type’ destinado a reduzir a quantidade de trabalho manual dos agricultores. Desde então, a Honda tem utilizado os motores para, de forma gradual, introduzir no mercado uma vasta gama de produtos onde se incluem moto-cultivadores, moto-enxadas, geradores, motores fora de borda, moto-bombas, máquinas de cortar relva, equipamento de jardim, limpadores de neve e mais recentemente, soluções para a criação e conservação de energia.
Como maior fabricante mundial de motores, a Honda tem estado sempre na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de soluções motorizadas. De forma notável, a marca tem sido pioneira do uso de motorizações a 4 tempos num mercado de máquinas fortemente dominado por motores a 2 tempos. De forma adiantada no tempo, a Honda introduziu, em 1977, a gama de motores a 4 tempos G-Series de miniprodutos de força, a que se seguiu a série GX OHV em 1983. Esta cadeia de inovação prosseguiu nos anos noventa até aos nossos dias, com o primeiro motor estacionário do mundo com controlo eletrónico em 1995, e o primeiro motor a 4 tempos multidireccional de 360º, em 1997.
O lançamento em 1964, do modelo Honda GB30 – primeiro motor fora-de-borda da marca foi, uma vez mais sinal do pioneirismo da Honda no compromisso com os motores a 4 tempos num mercado então com predominância das soluções a 2 tempos. Ao longo dos anos, a Honda tem vindo a desenvolver tecnologias inovadoras para este mercado, onde se incluem os sistemas BLAST (Binário Aumentado a Baixa Rotação), que aumenta efetivamente as performances, através do ajuste da relação ar/combustível, para o máximo de binário e VTEC (Controlo Eletrónico do Comando e Abertura Variável das Válvulas) que varia a elevação e a duração da abertura das válvulas da admissão, oferecendo performances ótimas, tanto a baixa como a alta rotação. Em 2001, a Honda lançou no mercado o maior motor fora-de-borda do mundo a 4 tempos – BF225 e hoje em dia oferece uma vasta e completa gama de soluções desde a motorização de 2.3 cv até à mais potente com 250 cv.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta