HONDA MARINE Apresenta o novo motor BF115D

0


Motor fora de borda a 4 tempos de média potência com a melhor performance e economia de combustível da sua classe.
A Honda Marine anuncia a introdução do seu novo BF115D (115 Cv), um motor fora de borda a 4 tempos de média potência para o mercado Europeu. Com o seu formato compacto em “Asa”, o BF115D introduz mais altos níveis de performances, melhor economia de combustível e representa a parte final do desenvolvimento da gama de motores fora de borda de média potência da Honda.
Tendo seleccionado cuidadosamente um motor com a maior cilindrada e a mais elevada potência e binário na categoria de 115 Cv, a Honda acredita que o novo BF115D será a escolha ideal para os entusiastas da navegação, estaleiros navais e fabricantes de embarcações, devido à sua potência óptima, elevados níveis de economia, reduzido ruído e funcionamento suave.
O novo BF115D é ideal para instalação em diferentes tipos embarcações, tais como: fibra, semi-rígidas, alumínio, etc. tanto para a pesca, como para o lazer. A combinação de alta potência, elevado binário e hélices de grande diâmetro, (normalmente associados a motores fora de borda de maior potência, 135 Cv ou mais) permite ao novo BF115D alcançar níveis mais elevados de performances quando aplicado em embarcações maiores, relativamente a motores da concorrência neste sector.
O novo BF115D estará à venda através da rede de concessionários Honda Marine na Europa, no final de 2010.

Elevada Performance
A Honda assegurou que o novo BF115D obtém níveis de performance líderes da classe, dotando-o de um “coração” com 4 cilindros, DOHC*1, com 2.354 cm³, sistema PGM-Fi*2 de alta tecnologia e sistema BLAST™*3, o exclusivo sistema da Honda para o controlo do ponto de ignição, que melhora substancialmente as performances de planagem durante os períodos de aceleração rápida, na transição entre os regimes de baixa rotação para os regimes de média rotação do motor.
Gama Alargada de Rotação com Aceleração Total:
Tendo a maior cilindrada na classe de 115 Cv, o novo BF115D é apropriado para uma ampla variedade de aplicações e embarcações devido à expansão do regime operacional da rotação em aceleração total.

Maior Impulso
O novo BF115D consegue obter melhores características de impulso graças ao hélice*4 de grande diâmetro e a uma relação de transmissão de 2,14:1. Isto torna-o ideal para embarcações mais pesadas porque o hélice consegue dar uma excelente propulsão, mesmo a baixa velocidade.

Maior Economia de Combustível
Há muito que a Honda é apontada como pioneira da tecnologia moderna de motores fora de borda a 4 tempos e um fabricante famoso pelas suas acções positivas no apoio às causas ambientais. Com isto sempre presente durante a fase de desenvolvimento do novo BF115D, a Honda dotou o novo motor fora de borda com o seu sistema de controlo de combustão pobre. A utilização de um sistema de controlo de combustão pobre, ECOmo™*5, contribui para que o novo motor apresente consumos mais reduzidos de combustível, controlados com precisão pelo sensor LAF*6 localizado no colector do escape. Esta tecnologia altamente avançada e sofisticada assegura que o BF115D consegue a melhor economia de combustível da sua classe, nos regimes de velocidades de cruzeiro.

Saída de Dados Conforme a Norma NMEA 2000
Tal como com outros motores fora de borda da Honda lançados em 2009*7, o novíssimo BF115D apresenta um ECM*8 completamente revisto, disponibilizando uma saída dos dados de gestão do motor, conforme o protocolo de comunicações NMEA 2000*9 para a indústria marítima. Isto assegura que o novo BF115D pode ser ligado a redes CAN*10 existentes ou de formar novas redes, instalado numa grande variedade de embarcações.
A conformidade com a norma NMEA 2000 assegura que o novo BF115D cumpre as expectativas do mercado e dos clientes devido à sua flexibilidade de ligação a uma ampla variedade de equipamento electrónico sofisticado actualmente usado pelos entusiastas da navegação. Tais equipamentos conforme a norma NMEA 2000 incluem chart plotters, sondas fish finder e equipamentos de navegação, todos*11 com capacidade de apresentação de dados para a gestão do motor.

Funcionamento Suave do Motor
A utilização típica das embarcações por parte dos utilizadores Europeus situa-se mais vulgarmente na gama de média a alta rotação dos motores fora de borda. De forma a melhorar as experiências positivas dos utilizadores de embarcações, o novo BF115D foi equipado com duplo veio de equilibragem de contra-rotação*12. Esta tecnologia exclusiva da Honda na categoria de 115 Cv, assegura um funcionamento extremamente suave do motor, especialmente na sua gama de rotação mais importante, de média a alta.

Alternador de Elevada Potência
O novo BF115D possui um alternador compacto comandado por correia, com saída de 55 A. Isto permite obter até 40 A de energia para carregamento da bateria a bordo e para outras aplicações de equipamentos eléctricos de 12 V *13

Controlo Variável da Velocidade de Pesca ao Corrico
O novo BF115D inclui como opção a instalação de um interruptor de comando da velocidade de pesca ao corrico*14. Com este interruptor, o utilizador pode regular a rotação com precisão (incrementos de 50 rpm, entre as 650 e as 900 rpm). Este sistema está equipado com uma função exclusiva de “Resposta”, que recorre a um avisador sonoro para informar o operador das alterações efectuadas no modo de pesca ao corrico e dos ajustes da velocidade.

APÊNDICE
*1 DOHC – Duas Árvores de Cames à Cabeça
*2 PGM-Fi™ – (Injecção Programada de Combustível).
*3 BLAST™ – (Binário Aumentado a Baixa Rotação).
De forma notável, especialmente durante os períodos de aceleração rápida, o sistema BLAST™ aumenta efectivamente as performances, através do ajuste da relação ar/combustível, para o máximo de binário, enquanto avança o ponto de ignição para o seu valor máximo antes da detonação, por forma a aumentar o binário em condições de carga total.
*4 Ao contrário dos seus concorrentes na categoria de 115 Cv, o BF115D utiliza hélices normalmente aplicados a motores acima de 135 Cv. Este tipo de hélice permite obter excelentes níveis de impulso e “aderência” na água, em toda a gama de rotações do motor
*5 ECOmo™ – Esta é a terminologia usada para descrever o sistema de controlo de combustão pobre usado pelo BF115D, durante a navegação à velocidade de cruzeiro, de forma a se obterem níveis elevados de economia. O sistema ECOmo™ é a abreviatura da Honda para “Economy Controlled Motor” (Motor de Consumos Controlados).
*6 LAF – Relação Linear Ar/Combustível. Este sensor optimiza a mistura Ar/Combustível em toda a gama de rotações e de condições de carga. Fornece mais potência e maior economia de combustível na gama de velocidades de cruzeiro até às 4.500 rpm. Trata-se de um sistema de feedback altamente sofisticado e actua numa amplo espectro da gestão da mistura ar/combustível, até 30% mais do que os sistemas fixos, que são menos flexíveis.
*7 Em 2009 e em resposta à crescente procura dos clientes, a Honda Marine terminou com sucesso a aplicação dos sistemas de saída de dados, em conformidade com a norma NMEA 2000, nos seguintes motores fora de borda da gama Honda: BF40D, BF50D, BF60A, BFP60A, BF175AK1, BF200AK1 & BF225AK1.
*8 ECM – O ECM (Módulo de Controlo Electrónico) é um dispositivo transistorizado altamente sofisticado que comanda a maioria dos controlos e funções do motor, tais como, o controlo/ponto de ignição, os sistemas PGM-Fi™, BLAST™ e ECOmo™, os sistemas de protecção do motor (sobreaquecimento, baixa pressão de óleo, PGM-Fi™ e saída do circuito de carga), os sinais básicos de dados do motor (conta-rotações/trim) e os sinais NMEA 2000.
*9 A norma NMEA 2000 é o protocolo standard de comunicações a bordo (Marine) para embarcações e tem por base uma rede CAN. O protocolo standard de comunicação de equipamentos para embarcações (navegação, sensores e mostradores etc.) foi unificado de forma a poderem ligar-se diversos tipos de equipamento através da rede CAN.
*10 A rede CAN – (Rede de Área de Controlo) foi originalmente concebida para utilização na indústria automóvel, mas a sua aplicação tem vindo a ser alargada a outras áreas, tais como a Marine. Este sistema foi concebido para permitir a comunicação entre si de um grande número de dispositivos, utilizando standards de ligação comuns.
*11 Por favor, confirmar a funcionalidade do equipamento de visualização NMEA 2000 para assegurar que é possível visualizar todos as especificações do motor. As especificações variam consoante o fabricante. Verificar antes de usar.
*12 Veios de equilibragem de Contra-rotação – a incorporação deste sistema funciona para eliminar as vibrações secundárias inerentes ao funcionamento dos motores de 4 cilindros em linha. Estes veios asseguram que, não só são canceladas as vibrações do motor, mas também as dos próprios veios de equilibragem. Isto assegura um funcionamento suave ao longo de toda a gama de rpm do motor, mas especialmente nas gamas média e alta.
*13 Mesmo com o motor a baixa rotação (1000 rpm), o BF115D disponibiliza 30,8 A de corrente de carga , um valor líder na classe, independente das temperaturas de funcionamento.
*14 Foi incorporado um interruptor de controlo da rotação do motor para a pesca ao corrico, para se obter um controlo de precisão da velocidade lenta, durante o funcionamento entre as 650 e as 900 rpm. O aumento da procura do mercado por um dispositivo deste tipo torna-o cada vez mais popular, especialmente entre os entusiastas da pesca.

Modelo BF115D Especificações
Sistema de direcção Comando à distância
Tipo LU XU
Motor 4 tempos, quatro cilindros em linha, DOHC – 4 válvulas (por cilindro)
Cilindrada (cm3) 2.354
Diâmetro × Curso (mm) 87 × 99
Potência nominal kW [kW(Cv)/rpm] 84,6 (115)/5.250
Regime recomendado de rotações 4.500 – 6.000 rpm
Sistema de arrefecimento Arrefecido por água (sistema de arrefecimento de 3 vias com termóstato)
Sistema de ignição Electrónico, PGM-IG
Sistema do combustível PGM-Fi (Injecção programada de combustível)
Sistema de arranque Arranque eléctrico
Saída do alternador 12 V – 55 A
Capacidade de carga da bateria 12 V – 40 A
Sistema de escape Descarga para a água (pelo hélice)
Combustível Gasolina sem chumbo
Relação de transmissão 2,14 (14:30)
Selecção de marcha F-N-R (Marcha Avante-Ponto Morto-Marcha-à-Ré)
Comprimento total (mm) 845
Largura total (mm) 580
Altura total (mm) 1.665 1.790
Altura do painel de popa (mm) 508 635
Ângulo da inclinação 8° ~ 28°
Ângulo do motor 68°
Ajuste da inclinação e ângulo do motor Ajuste e inclinação (Trim & Tilt) eléctrico
Ângulo da direcção (esq e dta) 30°
Garantia 3 Anos de garantia

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta