Hydrosport 828, um semi-rígido seguro e confortável

0

O primeiro modelo da Hydrosport foi produzido, em 1999, por Eddy Johansen. Este norueguês radicou-se em Portugal e, nos dias de hoje, produz embarcações semi-rígidas de grande qualidade e com forte reconhecimento. Um dos pontos altos deste estaleiro foi o fornecimento das embarcações para a última edição da Volvo Ocean Race.
O Hydrosport 828VFI é um modelo muito versátil destinado a uma utilização mais profissional ou para um cliente de recreio exigente.

Eddy Johansen com a sua mais recente criação.

Zona da proa.

Cofre para a âncora.

Pormenor do cunho rebatível.

Cofre para arrumos na zona da proa.

Exterior: Simples e funcional
Linhas elegantes, decoração sóbria, um casco marinheiro em V (Warped 24º V @ transom, two stepped VFI) e diferentes soluções de layout de convés. Há cerca de dois meses tivemos a oportunidade de experimentar um modelo destinado a uma empresa de observação de cetáceos e, por isso, a exigência de uma torre de observação com fácil acesso, disposição paralela dos bancos (tipo joker) e uma motorização dupla. A versão experimentada em Cascais destinava-se a um cliente particular que navega nas águas do Algarve com a sua família.
Segundo Eddy Johansen, o cliente pretendia um modelo de barco onde a simplicidade, a funcionalidade, a segurança e uma boa capacidade de navegação fossem as dominantes. No seu anterior barco de menores dimensões, o cliente utilizava um motor Honda e, por isso, voltou a escolher a marca japonesa para equipar o seu modelo através da integração de um BF225 VTEC (modelo da última geração).
Face às necessidades do cliente temos um layout no Hydrosport 828 de consola central idealizado para a vivência a bordo em “modo de férias”. Simplicidade e funcionalidade complementadas por uma grande capacidade para arrumos. A circulação a bordo é fácil, o acesso à água é seguro e a consola ergonómica tem espaço suficiente para a instalação de todos os equipamentos de ajuda à navegação.

Consola central ergonómica.

Fileira de bancos com encostos afináveis e rebatíveis.

Espaço para arrumos no banco junto ao painel de pôpa.

O acesso à plataforma faz-se por bombordo.

Navegar: Um casco marinheiro
No contacto que tivemos com o Hydrosport 828 este modelo estava equipado com um motor Honda de 225 Cv da última geração.
O BF225 VTEC pertence à nova gama V6 que foi aperfeiçoada e para além do novo bloco de motor, recebeu também um novo design e importantes melhorias técnicas com o objetivo de aumentar a facilidade de manutenção, durabilidade e melhorar os consumos de combustível.
Os novos motores V6 são a mais recente evolução tecnológica da Honda, integrando um novo design, máxima fiabilidade e performance, baixo custo de utilização e manutenção. Para reforçar a importância dos mais recentes modelos do maior construtor de motores mundial, a Grow Ibéria está a comercializar estes motores em Portugal com uma Garantia de 5 anos.
Os novos motores V6 foram projetados para permitirem a máxima eficiência e fiabilidade em todo o tipo de utilizações. Desde barcos de recreio até aos profissionais que exploram ao máximo as capacidades da nova gama V6!
Entre todas as novidades da nova gama Honda Marine V6 destacamos os seguintes pontos:
– Motor V6 3.6 Litros
– Novas caixas de comando, manómetros e ignição com comando remoto
– Novo Design
– Máxima proteção anti corrosão: novo revestimento Nickel – Zinco quimicamente tratada
– Custos de manutenção reduzidos
– Disponível com caixa de comando eletrónica ou mecânica
– Tecnologia: VTEC®; PGM-FI, BLAST™,ECOmo.
A Hydrosport há muito que nos apresenta modelos barcos semi-rígidos de linhas elegantes e com características marinheiras e o 828 segue esta linhagem. Numa análise ao barco é bem patente a preocupação com o detalhe, com o encontrar de soluções que permitam a satisfação do cliente, tem como consequência este estaleiro trabalhar maioritariamente para o mercado da exportação.
Gostámos da forma de navegar do conjunto confortável e enxuta. Grande capacidade para curvar mesmo a velocidades mais elevadas, pronta resposta a todas as solicitações de condução. A velocidade máxima que atingimos foi de 46 nós às 6 000 rpm sendo, a velocidade de cruzeiro de 23 nós às 3 500 rpm.

Um conjunto enxuto mesmo em manobras mais apertadas.

Ficha Técnica
Barco
Modelo: 828 | Origem: Portugal | Fabricante: Hydrosport | Comprimento: 8,28 m | Boca: 2,95 m | Largura interior: 1,85 m | Ø do flutuador: 0,55 m | Peso: 950 Kg | Lotação: 18 | Motorização: Honda BF225 Cv | Combustível: 300 L | Preço do conjunto experimentado c/IVA: 57 390,00 Euros | Mais informações: www.hydrosport.pt

MotorMedições
Barco com 3 adultos a bordo e boas condições de mar.
Arranque: 1,72 seg para planar
Velocidade mínima a planar: 9.5 nós às 2200 rpm
2500 rpm / 14 nós
3000 rpm / 18,3 nós
3500 rpm / 23,2 nós
4000 rpm / 28.9 nós
4500 rpm / 34 nós
5000 rpm / 41.6 nós
5500 rpm / 43 nós
Velocidade máx.: 46 nós às 6000 rpm
Velocidade de cruzeiro: 23 nós às 3500 rpm
Aceleração: até às 4000 rpm a fazer 20 nós e em 4,34 seg.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta