Icom com a equipa inglesa de pesca em kayak

0

©sophieward/oceankayakukfishingteam Team trip to Skarnsendet NorwayCréditos fotografia: sophiephotos.com

Um rádio de VHF marítimo é imprescindível para os amantes da pesca em kayak sobretudo quando essa pesca já é feita no mar. Na última década assistimos a um aumento significativo dos praticantes desta atividade e a segurança é um fator a não descurar. É fundamental poder comunicar e ser visível a qualquer momento, é por isso que um rádio de VHF é parte integrante do equipamento obrigatório de muitos destes pescadores.
Keith Ward é um dos membros fundadores da equipa inglesa de pescadores em kayak formada em 2014. Tem sido um dos principais impulsionadores das boas práticas da utilização deste tipo de pesca em água inglesas, incentivando a uma pesca responsável. Quem integra esta equipa são pescadores respeitados e com provas dadas em campeonatos no Reino Unido.
Keith Ward preconiza a utilização deste equipamento e o modelo ICOM IC-M23, foi a opção, à prova de água, pequeno e leve.
2045988_origDe acordo com Keith: “A venda de kayaks para a pesca desportiva está a ter um crescimento enorme o que possibilita alcançar pontos que antes seriam inacessíveis dada a necessidade duma pequena embarcação facilmente manobrável. Ter um meio de comunicação durável, à prova de água e fiável é um fator que não pode ser menosprezado. Um rádio de VHF que pode usar em situação de emergência em que a assistência da guarda costeira é necessária, não tem preço“.
Mas a sua utilização vai para além duma situação limite. Citando Keith Ward: “Como pescadores usamos este meio para comunicar ao longo do dia todos os aspectos da nossa jornada. Seja para avisar de alterações de tempo, correntes e marés ou a chegada de embarcações sugerindo alterações de posição. Quando em competições os rádios são usados para estabelecer fronteiras ou, por exemplo, para dizer aos participantes quando devem pedir a ajuda dos barcos de assistência“.
Afirma ainda que: “Os pescadores em kayak são geralmente pessoas que querem preservar a sua autossuficiência e terem este equipamento faz parte do seu kit essencial. A sua utilização faz muitas vezes a diferença entre uma situação inconveniente não se tornar numa situação de emergência. Têm assim a capacidade de recorrer a uma embarcação que esteja na vizinhança em caso de necessidade e desta forma um pequeno incidente não toma proporções gigantescas. A quebra dum remo, algum ferimento e até nalguns casos enjoos extremos podem se tratados de forma rápida e eficiente“.

Aconselha-se a que os rádios não sejam usados para conversas triviais mas para manter grupos coesos, informar sobre a sua posição ou intenção de regressar a terra. Estas são as informações que interessam. “Eu próprio já dei assistência a um jovem numa pequena embarcação e que estava a ser puxado para o mar, fiquei com ele até chegar o barco de assistência. Um aviso que faço, um simples telemóvel não resolve a situação. Pode não ter rede ou haver um desfasamento de comunicação. Para além do rádio recomendamos vivamente um fato próprio e um sistema pessoal de localização de emergência“.
©sophieward/oceankayakukfishingteam Team trip to Skarnsendet Norway

Veja Keith Ward em ação:

IC-M23_frtSobre Rádio Portátil ICOM IC-M23
O rádio de VHF flutuante mais pequeno e leve existente no mercado e também o mais inovador na altura do seu lanaçemento em 2014. Com a capacidade patenteada de Float’n Flash o que significa que em contacto com a água se mantém á superfície emitindo uma luz vermelha LED em flash, permitindo a sua detecção rápida de dia ou de noite. E atenção que o rádio não precisa de estar a ligado para que a luz flash se active.

Características Técnicas:
O IC-M23 tem a particularidade de ter um circuito interno muito leve, uma bateria de Iões de Lítio de uma única célula com 3.7V que diminui o consumo de energia, reduz o tamanho e o peso do rádio de VHF.
O LCD com 32 x16mm retroiluminado dá indicação do canal com dois dígitos de forma muito clara.
Circuito de carga lenta incorporado com utilização do carregador de parede ou o cabo para o isqueiro
Resistente à água segundo a norma IPX7
Com a função patenteada de AquaQuake TM
Com 9 teclas para operação rápida e simples
Escuta Dupla ou tripla
Acesso instantâneo ao canal 16 pré-programado
Indicador em 4 níveis do estado da bateria

A Icom é comercializada pela empresa Nautiradar.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta