INFRA-ESTRUTURAS: 10 novas marinas até 2010 – São os planos para Istambul

0

O Município Metropolitano de Istambul tem planos para construir 10 novas marinas na cidade até 2010.
Os 5 500 novos postos de amarração vão ser construídos enquanto a cidade se transforma na Capital da Cultura da Europa.
Executivos do ISPARK, companhia pertencente ao Município, diz que serão construídos 10 complexos de docas flutuantes que iram acomodar mais de 5000 embarcações. Cinco serão na parte da cidade Asiática e as outras cinco na área Europeia.As marinas para iates de grande porte serão construídas perto de Tarabya e Istinye na primeira fase. Durante a segunda fase, marinas para grandes e pequenas embarcações serão construídas perto de Beykoz e Paşabahçe. Depois as docas flutuantes serão construídas perto de Büyükdere e Sarıyer, Keçilik em Beykoz, Kanlıca, Çubuklu, Göksu, Bebek e Arnavutköy em Beşiktaş.
A aprovação da licença para as duas primeiras fases é iminente, de acordo com o administrador geral do ISPARK Kadir Gurbetçi, enquanto os planos para as outras marinas estão no caminho.
Gurbetci disse ao Today’s Zaman que a cidade espera arrecadar mais ou menos YTL 15 milhões por ano das novas marinas. ”Irão mudar o Bosporus de diversas maneiras, incluindo a possibilidade de atracagens temporárias de embarcações,” Gurbetçi disse ao jornal. “As marinas de Tarabya e İstinye que irão ser construídas na primeira fase irão custar $12m. Irão operar num sistema de sócio anual. As docas terão electricidade, água e telefone assim como cafés e restaurantes.”
Os designers visionaram também outros cafés, restaurantes assim como outras facilidades de luxo ligadas á marina. Gurbetçi diz que as marinas ajudam a eliminar a desordem acomodando muitas embarcações em Bosporus. Gurbetçi diz que doca de İstinye terá capacidade para 338 embarcações, e a de Tarabya para 222. As primeiras duas docas serão completadas até ao final de 2009.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta