Infra-estruturas: Porto de Portimão atrai grandes companhias de cruzeiros

0

Portimão continua a atrair as grandes companhias de cruzeiros, de que é exemplo a Princess Cruises, umas das maiores operadoras a nível mundial, que vai estrear as escalas neste Porto de Cruzeiros no dia 26 de Agosto, com o navio “Ocean Princess”.
A Princess Cruises possui uma frota de 18 navios, assegura 115 itinerários e liga mais de 350 destinos à volta do mundo, apostando no Porto de Cruzeiros de Portimão devido à sua posição estratégica, entre o Atlântico e o Mediterrâneo, e às condições de atracagem e de segurança que o caracterizam.Construído em 1999, o “Ocean Princess” transporta 680 passageiros e 373 tripulantes, numa viagem que se iniciou no dia 21 do corrente em Dover e que terminará em Civitavecchia, o porto de Roma, a 1 de Setembro.
O navio tem um comprimento de 181 metros, uma largura de 25,46 metros e um calado de 5,80 metros, atraindo diversos segmentos de passageiros, geralmente turistas experientes que esperam qualidade e flexibilidade no serviço prestado.
Em 2009, Portimão consolidou a sua posição de terceiro porto deste segmento a nível nacional em número de passageiros, cerca de 51 mil, repartidos pelos cruzeiros e pela ligação regular semanal à Madeira e Canárias por ferry-boat, afirmando-se como a maior plataforma logística de transporte de passageiros entre a Península Ibérica e as ilhas atlânticas.
Relativamente a 2008, quando contabilizou 26 escalas e 11.217 visitantes, Portimão recebeu no ano passado um total de 38 escalas (mais 46%) e de 23.588 visitantes (mais 110%), sendo as expectativas para 2010 igualmente bastante positivas: estão previstas 68 escalas, representando um acréscimo de 79%, enquanto no que concerne ao número de passageiros, deverá aproximar-se dos 60 mil visitantes, o que significará um aumento de 154%.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta