Joystick IPS da Volvo Penta: Simplifica todas as manobras

0

Copyright © Náutica Press.

A experiência num proprietário de um barco é uma vantagem, mas há sempre situações difíceis em que uma ajuda pode ser preciosa, especialmente quando na atracagem em docas superlotadas. O sistema IPS, composto por duas hélices frontais e por duas unidades de direcção, alterou significativamente o modo dos barcos com eixo interior.
Mas o sistema foi aperfeiçoado. A Volvo criou um joystick IPS que atraca o barco em qualquer lugar com apenas alguns movimentos. As soluções através de joystick não são uma novidade na empresa, que já os testa desde a década de 90. Porém, este instrumento só se tornou eficiente depois de se ter sido introduzido o sistema IPS.
O joystick tira partido do motor a diesel e das unidades de direcção. Assim, o condutor consegue manobrar o barco com mais facilidade ao mesmo tempo que a propulsão lateral é muito maior do que a dos barcos convencionais. O sistema garante potência em qualquer manobra, mesmo que seja executada a velocidades muito lentas, com más condições em redor, ventos ou correntes fortes. “Enquanto houver diesel no depósito, o condutor pode manobrar o joystick ininterruptamente e sem limites de tempo. Conseguimos limitar a velocidade do motor para reduzir a energia durante as manobras. Foi uma forma de garantirmos que o barco não planasse quando manobrado frontalmente. Caso seja necessária mais energia, existe ainda uma função intensificadora que aumenta a propulsão lateral”, sublinhou Anders Thorin, o responsável de projecto na Volvo Penta.

Sistema EVC apoia manobras
O sistema EVC (Electronic Vessel Control) e o condutor do barco estarão juntos mesmo nas situações mais complexas. Basta um pequeno empurrão do joystick na direcção desejada e o sistema toma conta do resto. A plataforma electrónica da Volvo Penta, que permite pôr o motor, sistemas de controlo e outras funções a fornecer e a trocar dados, recebe os comandos e transforma-os imediatamente em instruções de navegação (acelerador, mudanças e direcção)
Quando as unidades de propulsão estão viradas para si próprias, com uma a movimentar-se para a frente e a outra para trás, o barco movimenta-se de lado. “Este é um princípio que pode ser controlado através do joystick. Para obter a precisão necessária e garantir que as instruções do condutor são interpretadas no momento é fundamental testar e programar o sistema”, alertou Thorin. O joystick é imediatamente bloqueado pressionando o botão de ligação. Se o condutor preferir, também pode neutralizar esta função virando o leme ou tocando na alavanca das mudanças ou do acelerador. O produto permite guiar e atracar o barco com apenas uma mão, podendo ser manobrado de lado, em ângulo, para a frente e para trás. Adicionalmente é possível fazer rotações sobre o próprio eixo. A velocidade está limitada às 1500 rotações por minuto.

Instalação fácil, manutenção dispensada
A instalação do joystick IPS da Volvo Penta é simples e pode ser efectuada em todos os barcos equipados com sistema IPS. O joystick monta-se na posição mais conveniente e é ligado ao sistema EVC, onde deve instalar-se o novo software. O produto é extremamente ergonómico e os botões estão recolhidos para evitar uma activação por engano. A unidade pode ser montada no exterior e é à prova de água. A montagem pode ser feita até quatro estações de controlo e, como não é necessário nenhum equipamento extra, basta fazer a habitual manutenção do motor e das unidades de direcção. O equipamento já está a ser comercializado no mercado português pela Auto Sueco. A Volvo Penta é a unidade do Grupo Volvo responsável pelo projecto, produção e comercialização de motores e sistemas de propulsão completos.

http://www.volvo.com/volvopenta/

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta