Joystick Revolucionário

0


O novo joystick para os motores da Volvo Penta IPS vai estar disponível a partir de Agosto de 2006 e promete revolucionar a aproximação ao posto de atracagem do seu barco.
Mesmo para os mais experientes esta é a manobra que pode criar algum desconforto se a perspectiva é arrumar um barco de dimensões consideráveis num porto ou marina com muito movimento. O Joystick da Volvo Penta elimina este desconforto por completo. Com simples movimentos da sua mão pode arrumar o seu barco de forma impecável.

Em muitos aspectos os novo Volvo Penta IPS já por si só é revolucionário, com os seus hélices colocados frente a frente e as suas unidades de direcção. Os barcos equipados com os Volvos Penta IPS estão mais bem apetrechado se compararmos com os motores de eixo interior tradicionais. Com o novo Joystick este motor ainda vai ser melhor e as manobras e a amarração do seu barco vão ser ainda mais fáceis e seguras.


Desde o início dos anos 90 que a Volvo Penta concebe soluções baseadas em joysticks mas só agora com a introdução do novo Volvo Penta IPS é que foi possível a criação dum joystick que funcionasse eficientemente.

O Joystick utiliza as unidades de direcção do sistema do motor. Permite uma performance elevada e excepcional e com a particularidade de o motor lateral ser mais eficaz do que a maior parte dos motores de proa.


A potência está disponível para todas as manobras a efectuar a baixas velocidades mesmo em condições menos favoráveis de ventos e correntes fortes. Este Joystick não tem limite de utilização, o condutor pode manobrar sem interrupção desde que haja combustível no depósito. A velocidade do motor é limitada de forma a reduzir a energia das manobras. No caso de ser necessária mais potência existe uma função auxiliar que aumenta a capacidade de andamento lateral do motor de proa.


No cerne temos o sistema EVC e quando o condutor utiliza o joystick só precisa de o empurrar na direcção para onde deseja levar o seu barco. O sistema Electronic Vessel Control transforma as instruções que o condutor der ao joystick em acelerador, mudanças e direcção. Para que o barco ande de lado o condutor empurra o joystick na direcção que pretende, nesse momento é dada instrução às unidades de propulsão para ficarem de frente depois são dadas instruções de uma avançar e a outra recuar, estabelecesse o movimento lateral mas a embarcação não avança nem recua. O movimento do joystick é rapidamente anulado pressionando o botão de controlo, virando o leme ou tocando nas alavancas do acelerador ou das mudanças.
A sua instalação é muito simples e manutenção praticamente inexistente. Este Joystick é montado numa posição conveniente e ligado ao sistema EVC onde um novo software é instalado
Muito ergonómico e com botões recolhidos para que o sistema não seja activado por engano, é igualmente prova de salpico podendo ficar no exterior sem problemas.

Permite todo o tipo de manobras: movimentos laterais, em ângulo, para a frente, para trás, girar sobre um eixo, etc. Tens restrições até ao máx. de 1500 rotações e pode ser comandado com apenas uma mão.

A Volvo Penta é representada em Portugal pela Auto Sueco

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta