La Drheam-Cup e a sua décima edição

0

Lançada em 2016, a DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE celebrará o seu décimo aniversário durante a sexta edição, que decorrerá de 9 a 18 de julho de 2026. Mais uma vez qualificativa para a Route du Rhum – Destination Guadeloupe, a regata continuará a evoluir, com um novo destino, Lorient, e um novo diretor de regata, Francis Le Goff.

Uma edição especial para celebrar 10 anos de sucesso
Cada edição da LA DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE traz novidades. Para assinalar o décimo aniversário do evento que criou em 2016 — e que rapidamente se tornou uma competição de referência na vela oceânica francesa —, Jacques Civilise pretende preservar o ADN que o tornou um sucesso desportivo e popular, assente no tripé competição, partilha e celebração, ao mesmo tempo que continua a fazê-lo crescer.

A grande novidade da sexta edição, que decorrerá de 9 a 18 de julho de 2026, é o novo destino: Lorient irá substituir La Trinité-sur-Mer, parceira fiel desde o início — a cidade do Morbihan acolheu a partida da primeira edição e a chegada das quatro seguintes.

A transição está a decorrer de forma muito harmoniosa com La Trinité-sur-Mer, a quem agradecemos pela compreensão e apoio desde 2016”, comentou Jacques Civilise, explicando a mudança “Para a edição de 2026, esperamos um número de embarcações grandes superior ao habitual. Primeiro, porque esta edição é qualificativa para a Route du Rhum – Destination Guadeloupe, que se realiza de quatro em quatro anos. Segundo, porque a DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE ganha popularidade e prestígio a cada edição, especialmente a nível internacional — como se confirmou em 2024, com mais de um terço dos participantes (de dez nacionalidades) vindos do estrangeiro.

Uma chegada em Lorient e um aniversário simbólico
Outro motivo para esta mudança é manter todas as embarcações no porto de chegada até à cerimónia de entrega de prémios, a 18 de julho, o que não seria possível em pleno verão em La Trinité-sur-Mer.

Temos esse luxo em Cherbourg-en-Cotentin para a partida, e Lorient oferece-nos entusiasticamente essa possibilidade para a chegada”, explica o fundador e organizador da DRHEAM-CUP, que, por coincidência, celebrará o seu 80.º aniversário na ocasião.
Cherbourg-en-Cotentin e Lorient têm muito em comum — populações semelhantes (cerca de 200.000 habitantes em cada aglomeração), ambas parceiras da regata. As duas cidades sofreram grandes destruições durante a Segunda Guerra Mundial, mas renasceram graças à sua atividade marítima e partilham uma paixão profundamente enraizada pela vela oceânica.

Parcerias fortes e entusiasmo partilhado
A satisfação é mútua entre os parceiros. O acordo assinado por Cherbourg-en-Cotentin e o organizador, após deliberação do conselho municipal em 30 de abril, sublinha “Acolher a DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE vai além de um simples evento desportivo. É uma oportunidade única para valorizar o património marítimo da cidade, reforçar a sua atratividade junto dos entusiastas da vela e promover o território a nível nacional e internacional.”

Da mesma forma, a carta de compromisso de Lorient Agglomération, datada de 27 de agosto, expressa entusiasmo idêntico “Estamos muito felizes por acolher a DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE, que é hoje uma das grandes regatas de alto mar francesas e internacionais. Integra-se naturalmente no nosso calendário náutico. A frota beneficiará das nossas infraestruturas portuárias, em particular de Lorient-La Base, atualmente um dos principais centros mundiais da vela oceânica.”

Programa e percursos
O village oficial da regata em Cherbourg-en-Cotentin abrirá de 9 a 12 de julho. O DRHEAM-TROPHY, prólogo e enquadramento do evento Rêves de Large — que permite a jovens da região embarcar em veleiros de competição —, terá lugar a 11 de julho. A partida oficial da DRHEAM-CUP / GRAND PRIX DE FRANCE DE COURSE AU LARGE será dada a 12 de julho.

Tudo sob a direção do novo diretor de regata, Francis Le Goff, figura de referência que já trabalhou em eventos como a Route du Rhum – Destination Guadeloupe, a Transat Café L’Or e a Solitaire du Figaro Paprec.

Hervé Gautier, que nos acompanhou durante três edições, decidiu afastar-se, e temos a honra de receber um diretor de regata do mais alto nível, Francis Le Goff, assistido por François Séruzier”, explica Jacques Civilise.

A dupla iniciou de imediato o trabalho de elaboração do aviso de regata, já disponível no site da DRHEAM-CUP, que foi redesenhado para a ocasião — com um design mais claro, didático e agora totalmente compatível com dispositivos móveis.

Não há alterações nos três percursos:
* DC 1500 para a classe ULTIM
* DC 1000 para IMOCA, Ocean Fifty, Class40, Multi 2000, Vintage Mono, Vintage Multi e Open Large Monohulls
* DC 600 para Sun Fast 30 One Design, Figaro Beneteau 3, Mini 6.50, IRC (tripulação e dupla) e Clássicos

A regata continua a ser qualificativa para a Route du Rhum – Destination Guadeloupe, e as classes envolvidas competirão em solitário no percurso DC 1000 (IMOCA, Ocean Fifty, Class40, Vintage Mono e Vintage Multi).

Chegada em Lorient e festa nacional
As primeiras chegadas a Lorient estão previstas para 14 de julho, Dia da Bastilha, o que promete um ambiente festivo e vibrante nos pontões!

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta