Lisbon Tourism Summit regressa para debater a digitalização do turismo em período de recuperação

0

Evento totalmente dedicado à indústria do Turismo acontece entre os dias 16 a 18 de novembro, em formato híbrido, e junta players nacionais e internacionais para falar sobre as tendências do sector Gabriele Horcher, uma das “100 Melhores Empreendedoras” de língua alemã, e Rowena Hennigan, especialista internacional de renome no Futuro do Trabalho, são alguns dos nomes no programa Startups apresentarão pilotos de inovação tecnológica desenvolvidos com empresas do setor no âmbito do programa The Journey.

Numa altura em que o contexto pandémico em Portugal melhora e o sector do Turismo dá sinais de recuperação, a Lisbon Tourism Summit, evento organizado pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e com o apoio do Turismo de Portugal, regressa este ano com novo foco na Digitalização do Turismo e em soluções inovadoras e inteligentes que melhorem a experiência do turista. Num formato híbrido, a cimeira realiza-se de 16 a 18 de novembro e servirá como ponto de ligação entre startups, investidores e empresários do setor de referência nacional e internacional.
A quarta edição do Lisbon Tourism Summit contará com palestras, workshops e encontros informais, nos quais serão debatidas as tendências que estão a impactar o sector nos dias de hoje, cobrindo três desafios estratégicos: como criar uma estratégia de comunicação e vendas orientada por dados (desde a automação de vendas e marketing ao processamento de linguagem natural e integração de dados), como melhorar a experiência de viagem (com passeios virtuais, implementação de realidade aumentada e realidade virtual para dinamizar a experiência hoteleira) e, por fim, como criar operações mais inteligentes (desde a otimização de processos de hospitalidade à automação de sistemas de reservas). Segundo Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, “para acompanhar o processo de recuperação no pós-pandemia, o sector do turismo terá inevitavelmente de criar soluções inovadoras que incluirão a adoção da tecnologia de uma forma mais ampla. Não há dúvida de que o futuro dependerá da automação, inteligência artificial, IoT, métodos de gamificação, entre outros – são estes os elementos que vão moldar a nova experiência turística. Como tal, com esta cimeira, queremos acelerar a entrada destas inovações no mercado, dando a oportunidade de aprender, discutir e trocar ideias com os melhores especialistas internacionais e nacionais do sector.
Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, salienta que “no Turismo de Portugal estamos empenhados em criar as condições para acelerar a inovação e digitalização das empresas e dos destinos. Para isso desenvolvemos e colaboramos em ações que promovam a digitalização das operações e das cadeias de valor, assim como dos canais e respetivos processos de relacionamento com clientes. A capacitação de empresas e destinos com ferramentas digitais e o aumento do conhecimento, decorrente da incorporação de dados na base das decisões, da gestão e da informação e comunicação, reforçam a competitividade do destino Portugal e contribuem para criar a melhor experiência turística. A realização do Lisbon Tourism Summit é fundamental para ajudar a divulgar a utilização de tecnologia e de dados por todos os que trabalham no turismo, privados e públicos, modernizando a estrutura produtiva, os processos, a comunicação e os conteúdos.
Com a sessão de abertura a cargo do Presidente do Turismo de Portugal, o evento contará com a participação de vários oradores nacionais e internacionais, com destaque para: Rowena Hennigan, especialista internacional de renome em temas relacionados com o Futuro do Trabalho, que explorará o potencial do mercado “nómada”; Gabriele Horcher, uma das especialistas mais conhecidas no tema da transformação da comunicação e uma das “100 Melhores Empreendedoras” de língua alemã, que falará sobre o impacto da Inteligência Artificial na comunicação; e Chris Carmichael, responsável de inovação na empresa de turismo TUI Musement e com mais de 15 anos de experiência no sector, que desafiará os participantes a pensar no futuro das viagens e das férias. Além das palestras, os participantes terão ainda acesso a encontros 1-1 com estes especialistas.
A agenda inclui ainda nomes como Rui Inácio, Diretor da Unidade de Política Regional da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C); Carlos Mondragon, CEO e cofundador da Boxtolife; Joseph Deutsch, vice-presidente de vendas e marketing da Parsempo; Letizia Elia, Responsável de Desenvolvimento de Negócio e membro da administração do Turismo da Suíça; Mário Cruz, responsável de marketing da Stratio; Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO Infraspeak; Tiago Araújo, cofundador e CEO da HiJiffy; e Sérgio Guerreiro, Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, entre outros, juntando empresas tradicionais e startups de forma a gerar um maior conhecimento mútuo e oportunidades de parceria.
Integrada no evento está também a fase final do The Journey, um programa de inovação aberta organizado pela Beta-i, que este ano facilitou a colaboração entre empresas líderes nesta indústria (como o Pestana Hotel Group, Selina, Parques de Sintra, Grupo Barraqueiro, Unicre e Visa) e startups tecnológicas de todo o mundo para o desenvolvimento de projetos, sempre com o apoio do Turismo de Portugal. Os projetos-piloto desenvolvidos por duas startups em conjunto com a Parques de Sintra e o Grupo Barraqueiro serão apresentados na cimeira. Este programa de inovação aberta começou em janeiro de 2021 e envolveu até a data 14 startups de países como Portugal, Israel, Espanha, França, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
Com uma abordagem hands on que promove o networking, os participantes do evento têm ainda acesso a workshops dedicados a áreas como a transformação digital para hotelaria e o Turismo 4.0 em cidades inteligentes, segmentação de clientes com base
na recolha de dados e criação de experiências surpreendentes para o consumidor, através do design.
Totalmente gratuito, apenas com necessidade de registo prévio, o evento é dirigido a profissionais, especialistas, empresários ou estudantes na área de viagens, hospitalidade, entretenimento, atividades de turismo de lazer e startups tecnológicas na área de viagens que procurem encontrar e cooperar com organizações líderes neste sector.

 

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta