Medalha de Prata para João Rodrigues – No Mundial de RS:X

0

O velejador madeirense João Rodrigues sagrou-se vice-campeão do mundo de RS:X em
Takapuna, Nova Zelândia.
Com um Campeonato do Mundo sempre em crescendo, o olímpico português foi-se sempre impondo entre os 117 velejadores que iniciaram a prova e chegou à “regata das medalhas” na 3ª posição da geral, disposto a, pelo menos, conservar essa posição que lhe daria um lugar no pódio.
Num dia em que as condições de vento voltaram a estar complicadas, tendo chegado a soprar na casa dos 25 nós, e com o campo de regatas montado perto da costa onde uma multidão de espectadores assistiu ao longo da praia às evoluções dos velejadores, João Rodrigues iniciou esta derradeira regata de uma forma muito cautelosa, “já que era difícil chegar ao 1º lugar, poderia chegar ao 2º, mas também poderia perder o 3º”, segundo as suas palavras.


Depois da medalha de ouro em 1995 e da medalha de bronze em 1998, dez anos depois João Rodrigues regressa ao pódio de um Campeonato do Mundo, conhecendo assim o sabor das três medalhas com que são galardoados os heróis que sobem os três degraus da fama.
João Rodrigues, que estará a representar Portugal, pela quinta vez consecutiva, nos Jogos Olímpicos, deverá alcançar a primeira posição do ranking mundial, ele que ocupava, antes deste Mundial, a segunda posição, a escassos 4 pontos do actual líder, o polaco Przemyslaw Miarczinski e que neste mundial foi quarto. Depois desta semana intensa em que disputou o Campeonato do Mundo, João Rodrigues aproveitará para descansar alguns dias, prosseguindo a sua estada na Nova Zelândia em estágio de preparação até ao dia 22 de Fevereiro, data em que regressa ao Brasil para novo estágio naquele país, estando previsto o regresso à Madeira apenas em Abril.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta