Miguel Rocha e Jaime Bonito reinam em Santa Cruz

0

Num dia em que tudo correu bem no Ocean Spirit em Santa Cruz, os atletas de Bodysurf chegaram à praia com ondas de metro, sem vento e com boa formação, com vontade de ir para a água e mostrar porque é que o Bodysurf é a modalidade mais pura dos desportos de deslize.

A prova começou por volta das 08:50 com o Campeonato Nacional de Bodysurf Júnior, que teve mais uma vez atletas novos, e dos quais destaca Francisco Ferreira, de 12 anos, que na sua meia final deixou toda a bateria em combinação, fazendo a melhor onda do campeonato Júnior e Open. Francisco Ferreira – jovem atleta que vem do Bodyboard e traz consigo muito nível – deixou todos na praia boquiabertos com o controle e a sua capacidade de ler o mar.

Com a previsão das ondas a subir ao longo do dia, a organização decidiu logo de manhã que a prova dos Juniores seria toda feita de seguida. Assim, numa final a dois tempos, Jaime Bonito mostrou que tinha vindo para o Bodysurf para ganhar e uma vez mais levou o troféu para casa.

Em segundo lugar ficou António Pereira Coutinho, que mostrou sempre muita maturidade na sua prova e está a um passo de se sagrar o primeiro campeão nacional de Bodysurf Júnior. O terceiro lugar ficou para Tiago Mesquita, que mostra uma vez mais o nível dos atletas da Vagueira, e o quarto para o recém-chegado Francisco Ferreira.

Com as ondas a melhorarem ao longo do dia e um grande entusiasmo na praia, começou a prova Open, com trinta atletas inscritos e o atleta Rodrigo Carrajola a lutar pelo lugar cimeiro na tabela, depois de ter faltado à etapa anterior. Rodrigo surfou sempre no limite, não dando muitas hipóteses ao longo da prova.

Miguel Rocha, por seu lado, manteve sempre também os seus adversários à distância e acabou por provar perseverança e coragem ao arrebatar na final a vitória a Rodrigo Carrajola, nos últimos 40 segundos. Miguel, estando sob marcação de Rodrigo, decidiu nadar um pouco mais para Sul e foi premiado com uma onda intermédia que lhe valeu um 7,50 e a vitória na etapa, e, ainda sem confirmação oficial da FPS, muito provavelmente o título de Campeão Nacional.

Na final, estiveram ainda dois atletas repetentes, João Brogueira – que é um competidor incrível e um verdadeiro conhecedor das ondas de Santa Cruz – em terceiro lugar e ainda João Metelo que tem vindo a demonstrar um nível muito bom e consistente ao longo deste ano e que garantiu assim um 4º lugar.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues ”é sempre um prazer receber o Campeonato de Bodysurf no Ocean Spirit, pois para além do espetáculo que os atletas trazem, temos também um espirito positivo de verdadeira amizade que vemos entre todos os envolvidos, o que no fundo é o que devia ser o desporto nos nossos dias.”

As inscrições estão abertas para a derradeira e última etapa, que terá lugar na Vagueira nos dias 15 ou 16 de setembro em www.bodysurfportugal.com

Este ano o Campeonato terá 5 etapas de um dia, sendo que – tal como no ano passado -existe um período de espera entre dois dias, sendo escolhido o dia de cada etapa na quarta-feira anterior, de modo a garantir as melhores condições para os atletas.

Campeonato Nacional de Bodysurf– I Campeonato Nacional de Bodysurf Júnior
Cascais Pro – 21 de abril –Carcavelos, Cascais
Ericeira Pro – 19 de maio – Ericeira – Mafra
Peniche Pro – 15 de julho – Pico da Mota, Peniche
Ocean Spirit Pro – 28 de julho – Sta Cruz – Torres Vedras
15 ou 16 de setembro – Vagueira – Vagos

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta