Motores Fora de Borda YAMAHA/ 2007

0

Copyright © Náutica Press.

Durante o mês de Julho na Finlândia a Yamaha apresentou 5 novos motores e o sistema LAN para 2007.
A prova da posição da Yamaha como líder de mercado em todo o mundo foi claramente visível durante muitos anos; uma visita a qualquer marina ou porto no mundo é uma prova à vista. Agora, num momento em que a empresa está muito activa e a celebração do 50º Aniversário está no fim, são anunciados mais novos modelos; a certeza da confirmação da Yamaha como o Motor Fora de Borda Preferido em todo o Mundo, e o seu posicionamento global como a linha de motores fora de borda mais completa e vasta.


F15


F20

Um F15 & um F20 totalmente novos.
Embora possam não ser tão “high profile” como alguns dos novos motores que se encontram no final da linha Yamaha, os novos 15 Hp e 20 Hp a 4 Tempos são motores muito importantes no panorama geral das vendas de motores fora de borda em todo o mundo.
É fácil de esquecer que a maioria dos compradores de motores fora de borda Yamaha não estão só á procura de velocidade e aceleração extremas mas também um motor suave, sofisticado que os leve á pesca, para um passeio com a família, ou que os ajude no dia de trabalho, tudo isto com total fiabilidade, enorme economia e excelente técnica; por outras palavras, uma performance total no sentido mais puro, quer o barco seja um semi-rígido, um pneumático ou um tradicional em fibra.
Estes novos motores (denominados como F15C e F20B) são a espinha dorsal do mundo dos motores fora de borda…e com as novas características e formas compactas e inovadoras do capot, serão facilmente reconhecidos como a resposta para o sonho de muitos proprietários de barcos!
À medida que o mundo se afasta da tecnologia dos 2 Tempos, são estes novos e compactos motores a 4 Tempos Yamaha, com o seu peso, dimensões, emissões reduzidas, espantosa economia, silêncio e performance suave, que se destacam.
Falando em características, estes modelos têm algumas outras vantagens-chave… como o forte punho com comandos de fácil acesso e as pegas para transporte grandes e convenientemente colocadas… mais algumas características encontradas apenas em modelos maiores; ignição controlada por micro-computador, um silenciador de grande volume, arranque fácil, uma bomba de combustível arrefecida por água e capot com drenagem de água… e o fantástico sistema de lavagem Yamaha importantíssimo na limpeza e prevenção contra a corrosão.
Novos motores mais silenciosos, aceleração mais rápida, velocidades máximas mais elevadas e 10% mais económicos.


F200


F225


F250

Mais mudanças no topo – novos F200, F225 e F250.
Boas notícias também, para aqueles que estão à procura do máximo em velocidade, potência e performance; os três motoresYamaha mais potentes a 4 Tempos têm para 2007 uma qualidade ainda maior.
Para começar, o F250 inclui um novo design da unidade inferior com um sistema de entrada de água modificado para melhorar ainda mais o arrefecimento em condições extremas que tantas vezes enfrentam.
Agora, também o F200 e o F225 incluem a fantástica tecnologia introduzida no F250 para 2006; as versões para 2007 destes motores Yamaha incluem o ultra-sofisticado ECU (Unidade de controlo electrónico) para controlar o funcionamento total do motor e eficiência no funcionamento, e incluem agora uma entrada para ligar o motor ao fabuloso novo sistema LAN, com os seus sofisticados Manómetros Digitais em rede ( sistema de instrumentos em rede).
Estes motores partilham também com o F250 o mais moderna tecnologia VCT (árvore de cames variável) para uma performance total e fiabilidade superior.
Todos estes motores estão já completamente de acordo com os novos regulamentos de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos. Ou seja, o que era já uma gama imbatível de potentes motores agora é insuperável!

Yamaha apresentou o novo sistema LAN e Manómetros Digitais em Rede
A precisão, facilidade de leitura e estilo de apresentação da nova linha de instrumentos digitais Yamaha este ano, suscitará sem dúvida grande interesse entre os muitos proprietários de barcos
O “coração” do novo produto é um sistema de instrumentação em rede (LAN) muito resistente, que traz muitas vantagens, não só para o proprietário do barco mas também para os fabricantes e concessionários uma vez que são muito mais fáceis de instalar e de muito mais fácil acesso. Acabaram-se os fios e cabos por todo o lado com ligações diferentes – tudo muito alinhado, fácil de ligar a partir do motor até aos instrumentos, codificados por cores. Além de tudo isto, os diagnósticos a bordo são muito fáceis com a utilização de um portátil e o sistema permite ao piloto fazer as verificações em navegação.




A vantagem mais notória para o proprietário do barco, ou seja o proprietário de qualquer motor Yamaha modelo 2007, de injecção directa, a partir do 50 hp, que tem disponível a porta para a ligação ECU-LAN, é a enorme variedade de sofisticados manómetros que oferecem desde as funções básicas do conta-milhas e taquímetro até aos avisos e controlo de informação do motor e condições de mar. Este sistema oferece também o controlo do fluxo do combustível e controlo electrónico da velocidade de cruzeiro; e é também possível fazendo as ligações necessárias, a informação sobre velocidade, temperatura da água do mar e profundidade.
O sistema é aberto, compatível com NMEA 2000, o que significa que muitos outros periféricos poderão ligar-se a este sistema, incluindo GPS, radar, sondas, equipamento de ajuda na navegação de outros fabricantes que escolheram utilizar o protocolo do NMEA 2000.
Para a Yamaha, a introdução deste sistema é o primeiro passo numa era de sistemas muito precisos e fiáveis, oferecendo ao piloto uma gestão e controlo de todas as funções técnicas….nada a mais do que o que esperamos do nosso automóvel e agora podemos ter também no nosso barco!

Avançar em 2007 ; com a Yamaha
Com a introdução dos novos modelos, a linha Yamaha para 2007, estende-se agora desde o super-portátil e pequeno F2.5, até ao silencioso, sofisticado e fantástico topo de gama F250, não esquecendo os cinco motores especiais High Thrust (FT), específicos para o trabalho, como auxiliares ou aplicações semelhantes; ou seja, na gama de motores fora de borda Yamaha a 4 Tempos há sempre uma escolha perfeita em qualquer potência, para todo o tipo de utilização e finalidade; e para qualquer barco existente no mercado actual.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta