Navegação autónoma AVIKUS comprovada para reduzir o uso de combustível e as emissões de carbono

0

AVIKUS, startup interna de navegação autónoma da HD Hyundai, anunciou que sua navegação autónoma comprovadamente reduz o uso de combustível em até 15% e espera-se que reduza as emissões de carbono em 10%. Esta é a primeira vez que estas poupanças de combustível são verificadas.

A economia de combustível foi quantificada em um Very Large Ore Carrier (VLOC) de 325.000 toneladas operando diversas vezes em uma rota de 5.800 milhas de Singapura ao Brasil usando o sistema autónomo HiNAS Control da Avikus. A verificação desse desempenho foi realizada por meio de procedimentos desenvolvidos em conjunto pela HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering e pela Avikus, em parceria com a Pan Ocean, a subsidiária de gestão de navios da Pan Ocean, POS SM, e a Korean Register (KR). A metodologia para esta verificação foi certificada pela KR.

O HiNAS Control, desenvolvido pela Avikus, é um sistema de navegação autónomo baseado em inteligência artificial (IA) que integra informações fornecidas por vários equipamentos e sensores de navegação para controlar automaticamente a direção e velocidade do navio sem intervenção do navegador. Isto produz uma rota otimizada que reduz significativamente o consumo desnecessário de combustível e reduz as emissões de carbono. HiNAS também é capaz de ajudar a evitar colisões para uma experiência offshore mais segura.

“Esta certificação é significativa porque prova que é possível responder ativamente à regulamentação das emissões de carbono através do uso de tecnologia de navegação autónoma”, disse Lim Do-hyeong, CEO da Avikus. “Os navios autónomos representam um novo ponto de viragem no desenvolvimento sustentável da indústria naval. Estamos ansiosos para lançar esta tecnologia em outras plataformas no futuro.”

A Avikus concluiu com sucesso a primeira operação autónoma transoceânica do mundo de um transportador de GNL em junho de 2022, registando uma melhoria de 7% na eficiência de combustível e uma redução de 5% nas emissões de gases de efeito estufa na época.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta