NELO – 40 Anos a Inovar a Canoagem

0

Na Mostra de Inovação está presente uma marca de referência no sector da canoagem mundial, a Nelo. Por detrás desta marca está a visão de um homem que acredita no impossível, na qualidade e no trabalho em equipa, Manuel Ramos. “O sonho comanda a Vida”

A Nelo é a líder de mercado mundial de kayaks e canoas e é, desde os Jogos Olimpicos de Atenas em 2004, a Fornecedora Oficial para a modalidade de canoagem.

Mas a sua história começou muito antes disso, mais propriamente nos finais dos anos setenta, com a construção dos primeiros caiaques numa pequena garagem particular em Vila do Conde.

Nos anos 80 iniciou-se o desenvolvimento dos primeiros modelos originais, o SWIFT e o MIG, sendo este último um kayak controverso, vendo impossibilitada a sua participação no Campeonato do Mundo de Séniores por considerarem que o seu design tirava proveito do vento traseiro.

Em 1996 surgiu a primeira medalha olímpica, de Bronze, nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

O início do novo século marcou uma etapa de mudança graças ao desenvolvimento de um modelo inovador, que mesmo estando de acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Canoagem tivesse alguns ganhos e melhorias, o MOSKITO.

Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney surgiu a primeira medalha de ouro para um barco Nelo. Juntou-se a esta, três de prata e uma de bronze. Começou a aventura olímpica a sério.

Para o Ciclo Olímpico seguinte foi desenvolvido um novo conceito de barco, o SCORPION, arrecadando em Atenas (2004) 14 medalhas, cinco de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

O desenvolvimento deste barco significou um passo tremendo para o modelo seguinte, o VANQUISH, que em duas edições dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008 e Londres 2012) obteve 46 medalhas, 15 de Ouro, 15 de Prata e 16 de Bronze.

Nos Jogos Olimpicos de 2016,no Rio de Janeiro (já com um novo modelo – o CINCO), obteve um total de 27 medalhas, em 36 possíveis , sendo 8 de Ouro, 9 de Prata e 10 de Bronze.

De realçar que a média de embarcações Nelo em finais de Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa, Taças do Mundo e Jogos Olímpicos ronda os 87%.unnamed (1)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta