Norauto participa na famosa Copa del Rey

0

Um novo campo de regatas, algumas alterações na equipa a bordo do Norauto, e também em algumas outras tripulações, novas medidas de segurança, esta terceira etapa do GC32 Racing Tour traz muitas mudanças.
O maior evento da vela espanhola, a célebre Copa del Rey que decorre em Palma de Maiorca, reune há 35 anos alguns dos melhores e mais bonitos barcos de competição do Mediterrâneo. Para os colaboradores da Norauto, que em Espanha têm um dos seus mais fortes mercados, é um orgulho apoiar esta semana a sua equipa. De facto, os catamarans voadores GC32 participam pela primeira vez na Copa del Rey. Uma frota de dez barcos defronta-se de quarta-feira até sábado, com o Norauto e o Team Tilt a liderarem a classificação, após duas provas. O Franck Cammas que está em França a preparar a participação na América’s Cup, confiou o leme do GC32 Norauto ao seu parceiro de treinos: o neo-zelandês campeão do mundo de match race, Adam Minoprio.

35 Copa del Rey MAPFRE

©Nico Martinez

Mudança de cenário
Depois de uma semana de treinos no lago Traunsee, na Áustria (meio de maio), e as duas primeiras etapas do circuito no lago de Garda, em Itália (maio e junho), é a primeira vez esta época que as equipas se vão defrontar no mar! Um campo de regatas mais aberto, correntes, ondas, uma pequena revolução para os tripulantes destes barcos voadores, particularmente exigentes. A tripulação do Norauto treinou-se todo o inverno em dois barcos ao largo da Bretanha, muitas vezes em condições de muito vento. Após navegar em água doce, tendo obtido uma vitória na Áustria (com o Adam ao leme), mais uma vitória e um segundo lugar no lago de Garda (com o Franck ao leme), a equipa quer confirmar estes bons resultados no mar, aonde vai continuar o GC32 Racing Tour 2016.

Após Itália onde os barcos ficaram montados na margem de um lago entre os dois eventos, foi necessário transportar e montar tudo em Maiorca. O tempo que temos para treinar é muito curto antes do início das regatas, mas o mesmo também é verdade para os nossos adversários.” explica Adam Minoprio. “Eu já naveguei muitas vezes em Palma, como outros tripulantes do Norauto. É um campo de regatas que pode ser muito difícil, e tudo dependerá da localização do campo de regatas. Nos lagos o vento é muito constante, em força e direcção. Aqui vamos ter que saber nos adaptar ás condições.

Para já as condições previstas são de vento ligeiro, mas nas Baleares tudo se pode alterar rapidamente.

Alterações na tripulação
O GC32 faz parte do programa de treino da equipa Groupama Team France para a America’s Cup, da qual a Norauto é um parceiro oficial. Os dez velejadores da equipa, repartem-se entre os treinos técnicos em França, a bordo do novo AC45 Test baptizado a 11 de julho (pra saber mais clique aqui), e as provas de GC.

Em Palma, o Adam Minoprio terá consigo o Hervé Cunningham (trimmer da genoa), mantendo a posição que fez em Itália, enquanto que o Arnaud Jarlegan se vai encarregar da vela grande, o Julien Villion vai a táctico e o Louis Viat será o proa. “O Arnaud e o Louis ganharam comigo na Áustria em maio, e depois estiveram em Lorient a preparar a América’s Cup. Já faz algum tempo que não navegamos juntos, mas eles estão preparados física e tecnicamente, e com grande vontade de voltar a competir ! O Julien terminou a Volta a França à Vela e acaba de se juntar a nós, é também um excelente velejador, e está em “modo de competição” diariamente à mais de um mês.

Nos nossos concorrentes também ha algumas alterações, o Sébastien Schneiter, skipper do Team Tilt (Suíça) e o Nathan Outerridge, skipper do Gunvor Sailing (Suécia), estão no Rio de Janeiro a participar nos Jogos Olímpicos. A bordo do Armin Strom, o Flávio Marazzi vai ser substituído pelo Phil Robertson e o skipper japonês Naofumi Kamei estará pela primeira vez ao leme do seu barco, o Mamma Aiuto!

Mudança nas regras
Na sequência da colisão em Malcesine, entre um semi-rígido e um barco, o circuito reforçou as medidas de segurança. Estes barcos extremamente rápidos, necessitam de cuidados redobrados, especialmente quando competem num campo de regatas maior, como é o caso da Copa del Rey. O GC32 Racing Tour e o Real Club Nautico de Palma criaram uma zona de acesso restrito, com marcas a delimitar o campo de regatas, este terá uma forma hexagonal, indicado por bóias (ver o esquema), e protegido por “oficiais de regata”, e será interdito a todos os barcos não autorizados. Inspirado na América’s Cup onde existem “limitadores”, este plano de água um pouco mais restrito para os GC32 poderá ter alguma influência na táctica das equipas. Saberemos se isto é verdade a partir de quarta-feira com as primeiras regatas.

Tripulação Norauto na Copa del Rey MAPFRE
Adam Minoprio, skipper
Arnaud Jarlegan, trimmer da vela grande
Julien Villion, táctico
Hervé Cunningham, trimmer da genoa
Louis Viat, proa

Classificação geral provisória do GC32 Racing Tour 2016 após a Riva Cup e a Malcesine Cup – Foiling Week:
1 – Team TILT (SUI) S.Schneiter : 2 + 1 = 3 pontos
2 – NORAUTO (FRA) F.Cammas : 1 + 2 = 3 pontos
3 – GUNVOR Sailing (SWE) G.Petterson : 4 + 3 = 7 pontos
4 – ARMIN STROM Sailing Team (SUI) F.Marazzi : 3 + 6 = 9 pontos
5 – ARGO (USA) J.Carroll : 7 + 4 = 11 pontos
6 – MALIZIA – YC Monaco (MON) P.Casiraghi : 8 + 5 = 13 pontos
7 – Team ENGIE (FRA) S.Rogues : 5 + 8 : 13 pontos
8 – Spindrift racing (FRA) Y.Guichard : 6 + 11 = 17 pontos
9 – Mamma Aiuto! (JPN) N.Kamei : 10 + 7 = 17 pontos
10 – Realteam (SUI) J.Clerc : 10 + 9 = 19 pontos
11 – ORANGE Racing (NER) Laurent Lenne : 9 + 10 = 19 pontos

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta