O mote para os Campeonatos do Mundo de Vela 2007 é na linguagem “universal” The Wind is Calling

0

Copyright © Náutica Press. Fotos: Lobo do Mar e © Portugal Vela 2007 SA.

E a ideia é: O Vento chama todos a participarem neste grande evento desportivo.
O centenário da ISAF, a International Sailing Federation acontece precisamente em 2007 e esta Federação está a celebrar o seu aniversário da melhor maneira com vários eventos de pequena e grande dimensão tendo o seu expoente máximo nos Campeonatos do Mundo a decorrer em Portugal dentro de aproximadamente 90 dias (de 28 de Junho a 13 de Julho).


Cascais e a Portugal Vela 2007 (empresa criada expressamente para este evento) recebem e organizam o Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas, naquele que é reconhecido como um dos melhores campos de regatas do mundo. Este Campeonato constitui também a maior prova de Vela Ligeira alguma vez realizada, principalmente pelos número de velejadores que nela participam.- cerca de 1710 velejadores e 1090 embarcações.

A Baía de Cascais é uma referência internacional no domínio da Vela, tendo sido palco de diversos eventos náuticos, pautados pelo sucesso tanto a nível desportivo como de organização.
Esta competição é um verdadeiro desafio para Portugal, constituindo uma oportunidade adicional de promover a tradição náutica e fortalecer a imagem do País.


Campos de Regata

Foi assumido pela Portugal Vela 2007, enquanto entidade organizadora, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o Clube Naval de Cascais e a Federação Portuguesa de Vela, o compromisso de proporcionar as melhores condições possíveis a velejadores, treinadores, júris, comunicação social e todos os intervenientes neste evento, de modo a que a saudável competição no mar se prolongue a um alegre convívio em terra.

O grande objectivo é fazer desta competição, Campeonato do Mundo das Classes Olímpicas, uma verdadeira festa tanto no mar como em terra.
Em breve daremos conhecimento do programa previsto para os dias em que vão decorrer as provas as regatas (287).

Temos também que nos orgulhar pelos portugueses que vão participar nestes campeonatos e pela posição internacional que ocupam dado que todos integram o projecto Olímpico Pequim 2008, designadamente:

Gustavo Lima Classe Laser
Jorge Lima e Francisco Andrade Clase 49er
Afonso Domingos e Bernardo Santos Classe Star
Álvaro Marinho e Miguel Nunes na Classe 470

São 8 as classes olímpicas envolvidas e a Náutica Press apresenta semanalmente os barcos em competição bem como a origem da classe respectiva.

Neil Pride RS:X – Elevada exigência aeróbia


A Neil Pryde RS:X é uma Prancha à Vela e faz parte dos eventos que contam pontos para o Ranking Mundial da Federação Internacional de Vela – ISAF, desde Janeiro de 2006. a RS:X foi o equipamento utilizado nos Jogos Mundias de Vela da ISAF no Lago Neusiedl na Áustria em 2006, e vai estar no Campeonato do Mundo de Vela de Classes Olímpicas em Cascais. A prancha Neil Pryde RS:X irá fazer sua estreia como Classe Olímpica nos Jogos de Pequim em 2008.


A Prancha foi desenhada pela Neil Pryde e é navegada por um praticante. Os velejadores devem ter muita preparação física, pois as pranchas da vela exigem muita resistência aeróbia para executar os movimentos de tronco, braços e pernas necessários à condução da prancha.

Para saber mais visite www.cascaisworld2007.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta