O novo YOT 53 com motores interiores

0

CatanaGroup anunciou o lançamento do primeiro modelo Inboard YOT. Dois anos após o lançamento da marca e de dois modelos com motores fora de bordo, YOT 36 e YOT 41, o YOT 53 dá continuidade ao espírito YOT no segmento cruiser.

Um catamaran
Potência 2, porque o YOT 53 é um catamarã — ou seja, com 2 cascos — oferecendo assim uma superfície 40% superior à de um monocasco de tamanho equivalente. Proporciona mais estabilidade, tanto fundeado como em navegação, um comportamento mais suave no mar com ondulação, e mantém uma largura compatível com os postos de amarração nos portos do Mediterrâneo. O consumo de combustível é também um fator essencial de comparação, sendo muito mais reduzido do que num casco único.

Desenhado pelo estúdio JNJ Design, em colaboração com o gabinete técnico da CATANAGROUP, o YOT 53 foi concebido para satisfazer, antes de mais, as exigências dos clientes com ADN 100% motorizado.

O conceito
Com base na experiência industrial e no sucesso comercial das marcas da CATANAGROUP, as expectativas dos proprietários de motoryachts foram cuidadosamente estudadas, ouvidas e integradas para responder aos programas de cruzeiro costeiro ou de alto mar.

O YOT 53 está equipado com uma porta traseira oscilante (como nos catamarãs BALI), que elimina a separação entre o cockpit e o interior, ampliando o espaço de lounge ou refeições em total conexão com o mar.

A cozinha em forma de U está posicionada na parte dianteira da nacela, libertando espaço na zona de popa e mantendo um ambiente convivial. É uma solução única no mercado dos power catamarans.

Uma cabine de proprietário “Super YOT”
A cabine do proprietário, localizada na proa, ocupa toda a largura do catamarã, oferecendo um espaço inigualável com vista panorâmica de 180° sobre o mar. Inclui cama king size (180 cm x 200 cm), closet, casa de banho espaçosa, sofá, secretária e WC separado — tudo para satisfazer o proprietário mais exigente.

Mas o ponto alto é o acesso direto à sua própria esplanada privada: O cockpit da proa – o terraço privativa

Pensado como uma zona de repouso, de solário, para acordar, fazer yoga ou tomar um cocktail ao pôr-do-sol, este espaço foi concebido prioritariamente para o proprietário. A ergonomia foi pensada para todos os momentos do dia, com encostos ajustáveis e assentos confortáveis, mantendo sempre a privacidade desejada.
Verdadeiro terraço sobre o mar, ligado diretamente à cabine, oferece luz, ventilação e uma ligação íntima ao oceano.

Um rooftop multiusos
Este espaço superior foi imaginado para ser aproveitado em qualquer altura do dia, do nascer do sol às festas noturnas. Permite a convivência de vários grupos sem interferências.

Inclui:
Posto de pilotagem com dois assentos;
Sofá XL virado para a frente;
Zona de refeições ou cocktail em U para 8 pessoas;
Bancada com grelhador, frigoríficos, ice maker e arrumação;
Solário para 6 pessoas.

Tudo isto sob um amplo hardtop com design integrado, oferecendo uma visibilidade de 360° e tornando-o o maior rooftop do mercado.

Cockpit de popa – máxima experiência YOT
Esta zona está sempre em contacto com o mar, com plataformas laterais rebatíveis, espreguiçadeiras embutidas, mobiliário modular virado para dentro ou para fora, e uma plataforma hidráulica ajustável que funciona como varanda ao nível do convés ou zona de banho com os pés na água.

Permite também facilitar a entrada e saída de equipamentos como jet skis ou material de mergulho.

O tender pode ser armazenado na plataforma hidráulica, graças a uma grua telescópica que sai do tejadilho.

Configurações
O YOT 53 foi pensado para proprietários, com 3 configurações de cabines:
Versão proprietário: grande cabine à proa com toda a largura do barco;
Cabine VIP: a estibordo com cama queen size (160×200), amplo espaço de arrumação, casa de banho generosa e WC separado;
Cabine de hóspedes: versátil, com duas camas individuais ou cama de casal, casa de banho de alta qualidade, arrumação igual à VIP, e WC separado.
Há ainda uma versão com 4 cabines, substituindo a grande cabine de proprietário por duas cabines separadas à proa. O acesso ao cockpit da frente mantém-se.

Mecânica potente e design energético de última geração
Equipado com motores 2 x 440 cv Yanmar ou 2 x 550 cv Yanmar, o YOT 53 alcança velocidades de cruzeiro entre 15 e 18 nós, com picos até 23 nós, dependendo da configuração. O sistema de transmissão por linha de eixo permite aproveitar toda a potência, sem perdas nem vibrações.

Configuração LÍTIO opcional permite fornecer energia a 48 V para grandes consumidores, incluindo ar condicionado sem necessidade de gerador — ideal para fundeadouros silenciosos e sustentáveis.

Segundo Boris Compagnon, Diretor Comercial e de Marketing da CATANAGROUPO YOT 53 enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do grupo, oferecendo sempre alternativas ao que já existe no mundo náutico, respondendo melhor às necessidades atuais — e até antecipando as do futuro — sempre sobre dois cascos!”

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta