O Porto de Recreio Marina del Este instala micro-recifes para regenerar o meio marinho

0

O Porto de Recreio Marina del Este, gerido pelo Grupo Marinas del Mediterráneo, deu mais um passo no seu compromisso com a sustentabilidade com a instalação de seis micro-recifes biomiméticos na área portuária. Esta iniciativa, realizada em colaboração com a empresa especializada Ocean Ecostructures, integra um projeto de regeneração e renaturalização marinha que visa restabelecer o equilíbrio natural do ecossistema subaquático.

Micro-recife (LBU) repleto de vida

As estruturas instaladas, denominadas Life Boosting Units (LBUs), imitam o comportamento de um recife natural e foram concebidas para se integrar em infraestruturas portuárias sem interferir no seu funcionamento. Estas unidades atraem microfauna, oferecem abrigo a espécies marinhas e contribuem para a captura de dióxido de carbono (CO₂).

A instalação dos micro-recifes, realizada no passado mês de maio no interior do porto, foi executada com sucesso pela empresa Nodeco Sub, em conformidade com as normas de segurança para atividades subaquáticas. A localização das estruturas foi cuidadosamente escolhida pelo departamento científico do projeto e validada pela equipa técnica do porto, garantindo que não afeta a operação diária da infraestrutura.

Um exemplar de Parablennius pilicornis num dos micro-recifes

O projeto inclui ainda um sistema de monitorização e seguimento, utilizando tecnologia ROV (drones subaquáticos operados remotamente) e Inteligência Artificial para análise de dados e identificação de espécies. Isto permitirá medir o impacto real em termos de biodiversidade, captura de CO₂, geração de biomassa e deteção de espécies invasoras. Além disso, os dados recolhidos poderão ser consultados através da aplicação móvel da Ocean Ecostructures, onde será possível ver quais as espécies que habitam no porto ou acompanhar os resultados obtidos pelas estruturas.

Para Manuel Raigón, diretor-geral do Grupo Marinas del Mediterráneo, “este projeto reflete o compromisso do grupo com a sustentabilidade e a proteção do meio marinho. Não se trata apenas de gerir portos, mas de o fazer com responsabilidade, apostando em soluções inovadoras que melhorem o ambiente e gerem valor a longo prazo para o nosso território.

Com esta iniciativa, o Marina del Este avança para um modelo de porto mais respeitador do meio ambiente, onde a inovação e as soluções ecológicas para a preservação do ecossistema marinho passam a fazer parte da atividade quotidiana.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta