Os estaleiros Rodman Polyships, do Grupo Rodman

0


Assinaram um contrato para a construção de 50 embarcações

Após um mês de intensa negociações, a Rodman Polyships, firmou um contrato para a construção de 40 patrulheiras de alta velocidade e para 10 catamarãs de 350 passageiros para a empresa asiática China Sonangol.
Rodman Polyship, SAU, empresa dedicada à construção de todo o tipo de embarcação em poliéster reforçado com fibra de vidro, assinou recentemente, um contrato de construção de 40 patrulheiras de alta velocidade baseadas no seu modelo Rodman 33 e 10 catamarãs baseados no modelo Rodman 84, com capacidade para 350 passageiros cada um.
O valor deste contrato supera os 25 milhões de euros e tem um prazo de execução, para ambos os modelos, de 21 meses. O estaleiro prevê a entrega das 40 patrulheiras em 2015 e os catamarãs, na sua totalidade, até Maio de 2016.

Características técnicas das embarcações

Rodman 33, patrulheira de alta velocidade
Estas patrulheiras possuem 11,4 m de comprimento e 3,4 m de largura máxima. Foram desenvolvidas pelo departamento técnico do estaleiro, onde foi trabalhado o equilíbrio perfeito entre grande performance, fiabilidade e qualidade de construção. Estes modelos incorporam dois modelos de motor fora de borda com 350 Cv cada, que lhes permitirá alcançar velocidades máximas na ordem dos 55 nós. O posto de pilotagem está apetrechado com equipamentos de navegação de última geração no que diz respeito a tecnologia e, bancos com o máximo de conforto para os tripulantes. Estão estudados para levar a bordo uma tripulação fixa composta por 4 elementos e estão preparados para transportarem um máximo de 10 pessoas. A sua autonomia é de 230 milhas náuticas e a velocidade de cruzeiro é de 33 nós. Estas características conferem uma grande versatilidade operativa.

Rodman 84, catamarã de passageiros
Durante os últimos anos, a Rodman construiu diferentes embarcações deste tipo, conseguindo um grau de especialização muito importante, tanto em catamarãs de passageiros como em catamarãs de apoio a trabalhos de plataformas offshore.
Com este novo contrato, o Rodman 84, foi desenhado e desenvolvido expressamente para este armador pelo departamento técnico do estaleiro. O resultado deste trabalho será uma embarcação de 25,5 m de comprimento com uma boca de 9,0 m e com a capacidade para 350 passageiros. Com una propulsão de dois motores MTU de 1360 Cv cada um, que lhe permitirá alcançar uma velocidade máxima de 30 nós e velocidades de cruzeiro de 22 a 24 nós. Com uma velocidade de cruzeiro, a autonomia é de 400 milhas que resulta numa grande vantagem de eficácia operativa. Neste momento, o estaleiro está a trabalhar no fabrico dos moldes com vista à produção da primeira unidade.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta