Panerai Classic Yachts Challenge encerra temporada

0

Moonbeam IV, Manitou e Il Moro Di Venezia I levaram os troféus da Panerai nesta temporada do Panerai Classic Yachts Challenge em Cannes.

A 37.ª edição de Les Régates Royales encerrou em beleza a temporada do Panerai Classic Yachts Challenge patrocinado pela Officine Panerai.

Moonbeam IV (categoria Big Boats), Manitou (categoria Vintage) e Il Moro di Venezia I (categoria Clássicos) são os três famosos veleiros de madeira que venceram os troféus da temporada de 2015 e, ao fazê-lo, acrescentaram os seus nomes ao quadro de honra do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge. A etapa final do circuito reuniu uma frota de cerca de 80 veleiros entre os 7 e os 60 metros construídos entre o final de 1800 e o início deste século.

Panerai Classic Yacht Challenge 2015 Regates Royales  2015 Ph: Guido Cantini /Panerai/Sea&See.comEste foi um final adequado para a 11.ª edição do principal circuito internacional para estas Grandes Dames do Mar após uma longa e emocionante temporada de corridas com etapas realizadas em Antibes (França), Porto Santo Stefano (Itália) e Mahon (Espanha).

Moonbeam IV é um cúter de 35 metros lançado em 1914 no estaleiro William Fife & Son, na Escócia. Construído em teca sobre uma estrutura de aço, participou em três etapas do circuito neste ano – Antibes, Mahon e Cannes. Este é a terceira vez que o Moonbeam IV vence o cobiçado troféu na categoria Big Boats após os triunfos anteriores de 2011 e 2012.

Manitou, por outro lado, é o iole bermudense de 18,8 metros lançado nos Estados Unidos em 1937 e concebido pelo lendário estúdio de Nova Iorque Sparkman & Stephens. Neste ano, competiu em cada etapa do circuito para vencer o troféu Vintage da temporada pela primeira vez à frente dos seus rivais mais próximos nesta categoria, Rowdy (1916), Chinook (1916) e Leonore (1925).

O veleiro italiano desenhado pelo alemão Frers de 20,41 metros, Il Moro di Venezia I, levou o segundo troféu Clássico da temporada depois de ter vencido também em 2013. Velejado por uma equipa composta por 18 homens, Il Moro di Venezia I participou nas etapas de Antibes, Porto Santo Stefano e Cannes e preparou o seu caminho rumo à vitória com algum trabalho de restauro no seu casco. Ancorado em Portofino em Liguria, Il Moro velejou nas águas já conhecidas dos dois clubes ao qual pertence, o Yacht Club de Monaco e o Yacht Club Sanremo.

Quatro relógios desportivos de luxo Panerai foram atribuídos aos vencedores das categorias principais em Les Régates Royales. Além da vitória de Moonbeam IV ‘na categoria Big Boats, acima mencionada, Tilly XV de 12 metros colheu os louros na categoria Vintage. Na categoria Clássicos, o topo do pódio foi ocupado pelo cúter Marconi EA, um Baglietto de 19,5 metros, de 1952. Por fim, a vitória na categoria Espírito de Tradição foi reclamada por Helisara, de 11 metros, de 1968.

No Desafio dos Desafios, lançado pela Officine Panerai neste ano e com uma corrida um contra um entre dois veleiros, o Moonbeam III de 1903 atravessou a linha à frente do Hallowe’en de 1926. A vitória total na frota Dragon de 40 pertenceu ao M3, comandado por German Michaël Schmidt.

Cannes provou ser, uma vez mais, a regata mais importante e popular da vela clássica no Mediterrâneo, ficando a promessa por parte dos marinheiros e proprietários de que voltariam na edição de 2016 do Panerai Classic Yachts Challenge.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta