Partida lenta da 10ª etapa com a frota da Volvo Ocean Race rumo a Gotemburgo

0

A frota da Volvo Ocean Race teve um início lento da 10ª etapa, já que um sistema de alta pressão trouxe céus ensolarados e tempo quente, mas muito pouco vento para Cardiff na tarde de ontem dia 10 de junho.

©Ugo Fonolla/Volvo Ocean Race

©Ugo Fonolla/Volvo Ocean Race

Com quase nenhum vento no horário programado para o início, 15:00 UTC, a Comissão de Regatas fez um curto adiamento para permitir que a maré mudasse, de modo a que a forte corrente levasse a frota para o mar.
A parte costeira do início da etapa também foi cancelada, num esforço para retirar a frota do Canal de Bristol antes que a maré rodasse novamente na noite de domingo e os barcos teriam que lutar contra a corrente antes de sair do canal.
A equipa espanhola do MAPFRE liderou na linha de partida, num ballet em câmara lenta, com o Brunel, o Vestas 11th Hour, o AkzoNobel e o Dongfeng ao lado deles.
Tanto o SHK / Scallywag como o Turn the Tide on Plastic chegaram perto da linha de largada muito cedo, com a corrente empurrá-los. Enquanto eles manobravam para conseguir espaço, o Scallywag foi penalizado por não se ter conseguido desviar do Turn the Tide on Plastic, e precisou de despenalizar o que os colocou na cauda da frota.
A 10ª etapa tem 1.300 milhas náuticas – e vai levar os barcos de Cardiff para Gotemburgo, na Suécia.
Os resultados desta etapa podem ser críticos para determinar o vencedor da classificação geral. O Dongfeng Race Team, do skipper Charles Caudrelier, lidera com apenas um ponto de vantagem sobre o MAPFRE, com o Brunel, de Bouwe Bekking, com apenas mais dois pontos.
Estamos satisfeitos com a nossa posição e animados com a próxima etapa“, disse Caudrelier antes de deixar o cais.
Vai ser um começo muito complicado, aqui no Canal de Bristol”, foi a opinião de Xabi Fernández, skipper do MAPFRE.
Mas a equipa está confiante e nós apenas temos que navegar o melhor que pudermos. Nós confiamos na tripulação e o barco é rápido… Espero começar bem e desfrutar de uma boa etapa.
Passados 30 minutos com ventos extremamente leves, o MAPFRE liderava à frente do Vestas 11th Hour Racing e do Brunel, enquanto o Dongfeng Race Team sacrificava uma certa distância para os líderes, na tentativa de encontrar vento quase uma milha atrás dos seus adversários.
Apesar dos ventos fracos durante o início da etapa, mantém-se a previsão de chegada a Gotemburgo na quinta-feira à noite , ou sexta-feira de manhã.
O clima ameno e ensolarado fez com que muitos espectadores viessem à Race Village em Alexandra Head, Cardiff, com o número de espectadores a ultrapassar as previsões da organização.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta