Pershing: A Inovação e Design

0

Copyright © Texto: L.M.G. Fotos: Estaleiro.

A nossa deslocação a Palma para os lançamentos dos novos modelos – 80 e 64 – deu-nos a oportunidade de conversar com alguns dos responsáveis do estaleiro italiano Pershing sobre um pouco da história bem como de novos projectos.


O conceito “Moving Idea”
Segundo Tilli Antonelli, fundador da Pershing e seu Presidente: “a fórmula Sea Show, que em 2008 concretiza a sua segunda edição apresentou os novos modelos 64´em Milão e na Eslovénia e em Julho último o 80´em Palma de Maiorca, expressa acima de tudo a dinâmica e atitude deste estaleiro de estar sempre na linha da frente, seja na inovação, seja no design, seja na tecnologia, seja no conforto e no luxo.
São estes os valores que distinguem a marca e que a cada novo projecto vão mais além. De acordo com a estratégia de comunicação implementada para 2008 e a partir do conceito de Moving Idea (ideia em movimento), o Sea Show acaba por ser uma iniciativa que incorpora perfeitamente a visão que se pretende promover e partilhar com os clientes
”.

O início
Tudo começa com uma ideia e o encontro do designer Fulvio De Simoni com Tilli Antonelli em 1985 despoletou o nascimento da Pershing e a criação do primeiro modelo, um 45 pés. Um iate open completamente inovador, por um lado o factor velocidade e excelente navegação em mar aberto e por outro, o conforto e o estilo de vida em barco de cruzeiro. Desde então e apesar dos modelos construídos nos últimos 30 anos se manterem fieis aos valores de performance, design, conforto e classe o estaleiro, tem introduzido inovações pioneiros no universo da construção naval.


A passagem para a cena internacional e a projecção dos barcos Pershing deu-se com a integração no grupo Ferretti em 1998, Tilli Antonelli juntamente com Fábio Fraternale permanecem ao leme da Pershing. Esta estabilidade em termos de timoneiros permite não desvirtuar o conceito inicial mas ganham-se meios até então inalcançáveis, nomeadamente uma equipa de engenharia de elevado gabarito.
Em 2004, 100% do capital Itama foi dado à Pershing agora uma subsidiária e Antonelli passa a ser Presidente da Itama sendo responsável pela gestão da marca, que detém elevada tradição no que representa o “made in Italy” nas embarcações open.
Actualmente os estaleiros da Pershing em Mondolfo com uma concepção arquitectónica futurista abrangem uma área de 54,600 m², o espaço foi pensado de forma a acompanhar a evolução na produção bem como o aumento em tamanho dos modelos e no número de unidades. Este espaço integra também os escritórios.

Palmarés
27 anos de trabalho implicam 23 modelos, alguns deles com versões alternativas de forma a ir ao encontro dos diferentes clientes e culturas mundiais, nomeadamente mercados do oriente. Actualmente são 8 os modelos da gama entre os 14 e os 35 m e mais de 1000 unidades da marca navegam nos mares do planeta. Vários prémios fazem parte da história da Pershing nomeadamente o prémio de Barco a Motor do Ano atribuído em 2008 ao Pershing 72 no último salão náutico de Düsseldorf.
Sem dúvida que a Pershing tem um talento especial para ideias originais sejam ao nível do design, da inovação tecnológica, do conforto ou da performance e que são resultado do trabalho conjunto e permanente com o Arquitecto Fulvio De Simoni e o departamento de engenharia do Grupo Ferretti

Grandes inovações introduzidas pela Pershing, ao nível do design incluem:
• Cor prata e a silhueta em cone dos cascos que agora já foram adoptadas por inúmeros estaleiros
• As janelas moldadas que estabeleceram um determinado estilo e permitiram a luz natural em abundância dentro das embarcações
• A optimização do espaço tanto no interior como no exterior a parti de soluções completamente novas nomeadamente as divisões em vidro entre o salão e o cockpit que podem ser escondidas no chão de forma a criar um espaço aberto único, desde o posto de comando ao solário à popa.
• Níveis muito avançados de concepção ao gosto do cliente de forma a garantir os pedidos específicos dos proprietários
• Uma série de soluções de prestigio conseguidas com parcerias como as de Poltrona Frau para a decoração interior, Mastro Raphael para os tecidos, Bisazza para os azulejos e a Christoffle para os serviços de mesa

Ao nível tecnológico:
• Os primeiros a utilizarem os hélices de superfície Arneson Drive
• Turbinas de propulsão
• Moldagem por infusão em vácuo que permitem a criação de cascos, conveses e super estruturas de qualidade superior com o mínimo impacto para o meio ambiente
• Airbag para o ferro é outra das inovações patenteadas que evita que a corrente se embarace
• Processo de corte computorizado
• “Barcotics” que vai buscar os princípios da domótica e os adapta aos barcos transformando-os em verdadeiras casas flutuantes com todas as comodidades a bordo seja a Televisão por satélite, Internet etc.
• Nalguns dos modelos outras duas inovações importantes foram introduzidas, designadamente a nova passadeira hidráulica Genius, que é também escada de natação e rampa de acostagem, bem como o novo hard top que desliza como um tecto retráctil e que pode abrir ou fechar completamente sobre o salão e cockpit.

A Pershing é comercializada em Portugal pela Prime Yates e com sucesso apesar de numa fase inicial ter tido alguma dificuldade de implantação dado ser uma marca bastante cara. Mais de 40 unidades já foram vendidas e quem melhor do que Carlos de Sousa para transmitir aos clientes potenciais a qualidade e o alto nível de construção, de engenharia e performance em velocidade que a marca imprime.
“A aquisição dum Pershing tem que ser por paixão. Continuamos a assistir também e a nível internacional ao facto de que os modelos maiores são os que têm mais procura pelo que a aposta do estaleiro vai ser continuar nos modelos de maiores dimensões”

Modelos Pershing:
115´- Navio estandarte
90’
80´´- Apresentação em Palma Julho de 2008
72´
64´- Apresentação em Milão Abril de 2008
56´
50´
46

Em números:
9 das marcas de maior prestígio do mundo: Ferretti, Pershing, Itama, Bertram, Riva, Apreamare, Mochi Craft, CRN, Custom Line.
90 engenheiros e designers
25 unidades de produção
3000 empregados
85 dealers em 80 países
Com presença na Ásia com uma dependência em Xangai e na América com a subsidiária Ferretti Group USA Inc.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta