Porto de Lisboa lança projeto TEJO LIVE

0

A Administração do Porto de Lisboa (APL) disponibilizou o TEJO LIVE, um serviço gratuito 24/7 com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a área de aproximação ao porto de Lisboa, que garante uma perspetiva privilegiada do rio Tejo. As imagens são de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés).

Carlos Correia administrador do porto de Lisboa, adianta que «À semelhança do que acontece em várias cidades a nível mundial, com a colocação de webcams em pontos turísticos, consideramos que o Tejo tem uma notável vida própria e merece ser divulgada e conhecida a nível internacional. Isso será possível através do projeto Tejo Live, que está disponível no portal do porto de Lisboa».
Este novo serviço torna possível, em qualquer momento e local com Internet, assistir ao movimento de navios na entrada e na saída do porto de Lisboa, conferir as condições meteorológicas e o estado do mar, acompanhar eventos náuticos de interesse público e contribuir para a segurança no Tejo.
Alguns pontos focados pela webcam e previamente determinados poderão ter uma legendagem descritiva que permite, a quem acede ao Tejo Live, identificar os locais e imagens que se estão a ver. O TEJO LIVE tem associado um ciclo de filmagem pré-definido, com zooms de alguns detalhes, possibilitando uma perspetiva geral do movimento no porto de Lisboa, e permite a operação remota, podendo o seu ciclo ser alterado e adaptado para diversas situações como, por exemplo, eventos náuticos ou desportivos que ocorram no Tejo.
A webcam instalada tem uma capacidade de zoom de 32 vezes e visão noturna, com funcionamento 24H sobre 24H e imagens praticamente em tempo real, disponibilizadas com um atraso induzido de 30 segundos, sem gravação ou armazenamento das imagens transmitidas, cumprindo a legislação aplicável em vigor.
Após análise dos resultados desta iniciativa pretende-se alargar o TEJO LIVE à totalidade da área do estuário do Tejo sob jurisdição da APL, através da instalação de mais webcams.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta