PORTUGAL MATCH CUP 2006: Os melhores do Mundo estão de regresso

0


Copyright © Náutica Press

Como já noticiámos a equipa Quebramar / Seth.pt / Enupor vai participar nas provas do Portugal Match Cup, a realizar de 18 a 23 de Julho, que é a primeira etapa do circuito anual do World Match Racing Tour, principal campeonato mundial de vela profissional de match racing que conta com a presença de 12 tripulações, entre as quais alguns skippers da Taça América. A regata que dá início ao Tour 2006/2007 recebe a chancela da ISAF (Federação Internacional de Vela) e conta para o ranking mundial da especialidade.

Como sempre a Baía de Cascais será o centro das atenções, já na próxima semana, e o local tem sido eleito pelos velejadores como um dos melhores planos de água do Mundo para a prática da modalidade e para os treinos da Taça América. Recorde-se que este evento tem o mesmo formato, regras, juizes e skippers daquela prova que no próximo ano se realizará em Valência.


Com o apoio do ITP – Instituto do Turismo de Portugal, o Portugal Match Cup de 2006 conta com o apoio de diversas entidades locais, governamentais e privadas e tem sido um caso de sucesso da World Match Racing Tour (WMRT).

A organização mundial (WMRT) distribui no total de todas as etapas do circuito aproximadamente 800 mil dólares, sendo a etapa portuguesa uma das mais apreciadas pelo facto de atribuir um prémio de 100 mil dólares.

O facto das regatas decorrerem junto à costa e ser disputada com embarcações idênticas proporciona uma espectáculo mediático único em terra e um fenómeno televisivo na vela. Actualmente o circuito apresenta 150 horas de cobertura televisiva para mais de 606 milhões de lares de todo o Mundo, sendo a segunda competição mais relevante a nível mundial, a seguir à Taça América.


O Portugal Match Cup tem classificação de Grau 1 da ISAF e discute-se em embarcações da classe Swedish Match 40, a distribuir por sorteio, conforme decisão do Comité da Regata.
A estrutura organizativa do Portugal Match Cup convidou doze skippers, sendo que cada tripulação (cinco elementos) tem por limite de peso total os 437,5 Kg.

Num percurso barlavento/ sotavento a cumprir na Baía de Cascais, eleita para campo de regatas, o evento tem por referência 3 fases:
1ª – Uma fase de apuramento, por round robin, em que cada concorrente encontra uma vez cada um dos seus adversários. Os oito concorrentes com maior número de vitórias passam à fase seguinte.


Álvaro Marinho, Skipper Quebramar Seth

2ª – Uma fase de eliminatórias, quartos de final, onde os concorrentes se eliminam por encontros em que o vencedor é o primeiro que obtiver duas vitórias.
3ª – Finalmente os quatro vencedores da fase anterior disputarão as meias-finais e a final, onde o vencedor é o primeiro que obtiver três vitórias.

As fases de apuramento (round robin) durante a semana servem de preparação para as excitantes finais do campeonato, disputadas “à melhor de cinco”.

Este ano a prova apresenta uma novidade com a realização do Portugal Women’s Match Cup, entre 14 e 17 de Julho, prova do circuito mundial feminino a contar para o ranking mundial. Em prova estão seis tripulações, três das quais do Top-10 internacional e a vencedora recebe cerca de 20 mil dólares e a entrada directa como 12.ª tripulação a competir no evento principal: O Portugal Match Cup.


Transporte de Barcos

À semelhança de 2005 discute-se também o Portugal Júnior Cup, prova destinada aos jovens velejadores da classe “Optimist” que reúne quase uma centena de atletas de diversos países entre 17 e 22 de Julho.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta