Portugal Women’s Cup 2007 – Team Schroders / Rita Gonçalves

0

O Tróia Portugal Women’s Cup realiza-se entre 19 e 23 de Julho, com 8 tripulações em prova, entre as quais uma equipa portuguesa, a Team Schroders / Rita Gonçalves.
A prova consta no calendário internacional da ISAF, tem Grau 1 (o mais elevado) e atribui um prize-money de 50 mil Euros. Tal como no ano transacto, a vencedora da competição feminina terá ainda acesso directo a discutir o Tróia Portugal Match Cup com mais 11 tripulações masculinas. Certa é a presença das mais bem classificadas tripulações do ranking mundial, incluindo vários velejadores presentes na recente edição da America’s Cup, como Dean Barker, vencedor da Louis Vuitton Cup.As embarcações utilizadas são Swedish Match 40, barco de 12 metros que apresenta semelhanças com os America’s Cup, sendo achatado nos lados, estreito e com um grande plano de vela. O poço é aberto e corre quase à metade do comprimento do barco, enquanto muitas linhas de controlo são dirigidas à área de comando. Para comandar o barco, com a vela de balão, são necessários os cinco elementos da tripulação. No caso da competição feminina, as tripulações são constituídas por 6 elementos.
Esta importante prova internacional de grau 1 da ISAF vai contar com a participação de algumas das melhores tripulações femininas de Match Racing e Portugal estará representado pela equipa líder do ranking feminino nacional, Team Schroders / Rita Gonçalves.
Esta equipa será constituída por seis tripulantes: Marina Lobato é a proa da equipa, Ingrid Fortunato é segunda proa, Sara Carmo, representante portuguesa nos Campeonatos Mundiais de Vela de Cascais, na classe Laser Radial, tem a função de manobrar a vela grande e trabalhar no piano, Ana Champalimaud e Maria João Oliveira são trimmers, controlando as velas dianteiras (genoa e spi) e Rita Gonçalves é timoneira.

Destacam-se as participações da Francesa Claire Leroy, líder do ranking mundial de Match Racing há mais de 2 anos, da Holandesa Klaartje Zuiderbaan, 3ª do ranking mundial e presença assídua nos pódios da modalidade, e da Sueca Jenny Axhede e da Dinamarquesa Camilla Ulrikkeholm, 8ª e 9ª do ranking mundial, respectivamente. Completam as presenças as tripulações Norte Americana Sally Barkow, em 13º lugar do ranking, a Sueca Charlotta Thorelius, 38ª do ranking, a Francesa Julie Bossard, 55ª do ranking, e Rita Gonçalves (TEAM SCHRODERS) campeã Nacional em 2005, vice-campeã nacional em 2006, e actualmente número 26 do Ranking Mundial Feminino da ISAF.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta