Previsões meteorológicas de longo prazo e a sua veracidade

0

Modelos meteorológicos e fontes de dados
As previsões a longo prazo estão a tornar-se cada vez mais populares e muitos estão a tentar fazer isso. Por vezes até se obtêm previsões explícitas de temperatura e chuva com vários meses de antecedência.
Deve-se diferenciar entre uma previsão meteorológica fiável, uma tendência meteorológica e premonições sobrenaturais“, explica Walter Heilbock, meteorologista da WetterOnline, empresa alemã responsável pela app Tempo & Radar em Portugal. “Os modelos meteorológicos que prevêem em detalhe muito à frente são puramente experimentais e, infelizmente, os resultados não são muitas vezes bons. Os resultados não são mais do que desvios acentuados nas temperaturas e precipitações“.

Janela de tempo de previsão meteorológica
As previsões fiáveis de temperatura e chuva são geralmente feitas com 3 a 7 dias de antecedência. “Em condições meteorológicas muito complexas, é por vezes difícil fazer uma previsão precisa mesmo para o dia seguinte. Já em cenários não tão complexos, tais como em situações de áreas de alta pressão muito estáveis, estas previsões terminam em casos extremos com 10 dias“, diz Walter.
Tudo o que vai além desse período deve ser entendido apenas como uma tendência climática. Isto significa que é feita uma tentativa de interpretar a evolução da situação meteorológica e daí derivar uma probabilidade. “As classificações fornecidas estão limitadas à tendência de um período mais fresco, mais húmido ou mais seco do que antes. Não é possível fazer afirmações precisas sobre temperaturas, quantidade de chuva ou distribuição de nuvens“, disse o meteorologista.

Previsões anuais: o acaso torna possível
Walter recomenda uma distância crítica para previsões meteorológicas sazonais ou mesmo uma tendência anual: “Cálculos experimentais de modelos meteorológicos podem, por exemplo, ver um mês extremamente quente, mas é possível que, entretanto, também faça frio dentro desse período. A utilidade da afirmação é, portanto, duvidosa. Assim, quem ler “Véspera de Ano Novo será” ou “O próximo Verão quente está a chegar” pode sentar-se e relaxar, porque a precisão destas afirmações é muito baixa. Se alguma vez se encaixar, isto é um puro golpe do acaso”.

Link para descarregar a app grátis.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta