“Protecção do Património Aquático – Práticas Educativas e Culturais”

0

Primeiras Jornadas AcquaCULT no Padrão dos Descobrimentos
A EGEAC – E.M. apresenta a primeira edição das Jornadas AcquaCULT, sobre “Protecção do Património Aquático – Práticas Educativas e Culturais”, entre os dias 25 e 27 de Outubro, no Padrão dos Descobrimentos.

Desde sempre que o destino dos povos é marcado pela relação destes com os rios ou os mares. A água fixa ou afasta populações, leva e traz ideias, potencia valor económico, molda a História e o património, traça pensamento e cultura.As Jornadas AcquaCULT pretendem chamar a atenção para esta realidade, dando a conhecer práticas que, aos mais diversos níveis, criam ligações entre a água e a cultura.
Nesta primeira edição, as Jornadas Acquacult dão a conhecer, numa abordagem multidisciplinar, vários projectos, desenvolvidos em torno das práticas culturais e educativas de preservação do património aquático.
Para a iniciativa, coincidente com a Presidência Portuguesa da União Europeia e com os 860 anos da cidade de Lisboa, a EGEAC convidou várias entidades e instituições de referência a apresentarem as respectivas práticas de protecção do património aquático, partilhando objectivos e desafios, e fomentando futuras parcerias.
O programa está dividido em cinco módulos. O primeiro dia é dedicado a “Projectos institucionais e científicos”; no dia 26 de Outubro são abordados os temas “Práticas educativo-culturais públicas e privadas”, “Festivais de Cultura – desenvolvimento, ambiente, educação e solidariedade” e “Novos projectos e parcerias”.
Ao longo dos vários módulos, vão ser apresentadas comunicações de responsáveis da Marinha Portuguesa, Administração do Porto de Lisboa, Programa Coastwatch, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Parque EXPO, IGESPAR, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Ecomuseu do Seixal, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu dos Rios e das Artes Marítimas de Constância, Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, Museu do Mar de Vigo, Instituto Politécnico de Tomar, CAA Portugal, Atlântida Sub, Museu da Cidade/Deptº de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, Clube Português de Artes e Ideias, Festival do Mediterrâneo de Loulé, Rock in Rio e DANS.
A conferência de Luisa Blot, da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANS/IGESPAR), decorre a 27 de Outubro, subordinada ao tema “Lisboa: arqueologia de uma cidade marítima pluri-milenar”.
Integram ainda o programa das Jornadas AcquaCULT, no dia 25 de Outubro, uma visita ao Museu do Fado, com actuação da Escola de Guitarra Portuguesa, e ao Castelo de S. Jorge, no âmbito da passagem do 860º aniversário da Cidade de Lisboa, durante a qual terá lugar um concerto da Banda da Armada.
1.ªas Jornadas AquaCULT
Padrão dos Descobrimentos
25 a 27 de Outubro

Necessária inscrição prévia através do e-mail: geral@egeac.pt.
Assistência condicionada à capacidade do auditório.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta