PUMA® – NA VOLVO OCEAN RACE 2008-2009

0

Copyright © Náutica Press.

A marca de sportlifestyle junta-se ao mundo da Vela e será o fornecedor oficial da principal regata oceânica offshore do Mundo

A PUMA® anunciou que entrará na Volvo Ocean Race 2008-09 com a sua própria embarcação. Além disso, a PUMA será o fornecedor oficial e o detentor oficial do licenciamento de merchandising de réplica da principal regata oceânica offshore do Mundo. A competição, conhecida como o “Everest da Vela”, arrancará em Outubro de 2008 de Alicante, em Espanha, e terminará em Junho de 2009 no Báltico. Ao juntar-se à regata, a PUMA entrou numa nova categoria premium e é a primeira marca Sportlifestyle a participar numa iniciativa deste género.

“Estamos muito entusiasmados por poder anunciar a entrada da Puma na Volvo Ocean Race – um dos eventos desportivos mais marcantes do Mundo,” afirmou Jochen Zeitz, CEO e Presidente da PUMA AG. “O seu alcance global, apelo lifestyle e características verdadeiramente desportivas encaixam perfeitamente na PUMA e disponibilizam à marca novas e excitantes oportunidades de deixar uma marca vincada no mundo da Vela, dentro e fora de água. Trata-se de uma continuação da nossa estratégia, delineada na Fase IV do plano de longo prazo, de expansão a novas categorias e produtos e de exploração do potencial da marca.”

O director da Volvo Ocean Race, Glenn Bourke, acolheu entusiasticamente a PUMA na competição. “Estou obviamente muito feliz por uma marca com o peso global da PUMA ter decidido juntar-se à Volvo Ocean Race,” afirmou Bourke. “O que me deixa mais agradado no acordo é que uma marca de grande consumo veja na competição um mecanismo viável para se promover e mostrar os seus produtos. Esta prova é muito exigente psicológica, emocional e fisicamente, para todos os envolvidos, e estamos confiantes que o nosso novo parceiro PUMA tem a capacidade de apoiar os participantes com produtos Sportlifestyle inovadores e de grande qualidade.”

A PUMA Racing Team será liderada por Ken Read. Nascido nos Estados Unidos, Read é considerado um dos mais consagrados velejadores do mundo, tendo participado duas vezes na America’s Cup, em 2000 e 2003. Foi nomeado por duas vezes como “United States Rolex Yachtsman of the Year” e tem no seu currículo 40 campeonatos nacionais, da América do Norte e do Mundo. Read juntou-se à Ericsson Racing Team nas últimas quatro etapas da Volvo Ocean Race de 2005-06 e ficou imediatamente fascinado com os barcos e com a regata em si.

“Participar e comandar na Volvo Ocean Race é um sonho tornado realidade. Estou muito orgulhoso por fazer parte da PUMA Racing Team e de estar ao leme desta nova e emocionante iniciativa em conjunto com a marca,” afirmou Ken Read. “Eu sinto que a PUMA é o tipo de marca que o mundo da vela precisa, uma vez que conseguem pensar criativamente e levar este desporto até um grupo totalmente novo de consumidores. Será uma viagem inacreditável para todos nós.”

A entrada na vela de competição reforça o empenho da PUMA nos desportos premium lifestyle – a categoria que a PUMA forjou a partir das suas parcerias na Fórmula 1, de colaborações no desporto motorizado como a Ducati, e do lançamento de uma colecção Sportlifestyle de golfe em 2006. Através do envolvimento na Volvo Ocean Race, a PUMA continua o seu plano de crescimento ao entrar em mais uma categoria premium. Prevê lançar a primeira colecção em meados de 2008. No entanto, o envolvimento da PUMA irá necessitar investimentos iniciais começando já no segundo trimestre de 2007.

Algumas questões

1. Porque é que a PUMA está a investir na vela e neste evento?

Com a introdução da Fase IV do planeamento de desenvolvimento corporativo de longo prazo, o objectivo da PUMA é estabelecer-se como uma das poucas marcas verdadeiramente multi-categorias e que fará uso efectivo das muitas possibilidades oferecidas pelo mercado Sportlifestyle. Deste modo, a Fase IV é caracterizada por alargamento e investimentos em novas categorias de produto. A Volvo Ocean Race é a plataforma ideal para a entrada da PUMA na vela, uma vez que nos permite aumentar a notoriedade e visibilidade da nossa marca em todo o mundo. Para implementar totalmente esta nova categoria, a PUMA será designada Fornecedor Oficial de Merchandising de réplica.

2. Especificamente, o que levou a PUMA a ter interesse em tornar-se o Fornecedor Oficial da Volvo Ocean Race?

A Volvo Ocean Race é um daqueles eventos desportivos globais que transcendem o desporto e tornam-se mais do que uma mera regata. Tem direito a cobertura online 24 horas por dia, a uma atenção incrível por parte dos média, envolve uma atmosfera de festa nos portos de escala e muitas emoções e personalidades. Ao tomar parte nestes espectáculos a PUMA mostra a capacidade de redefinir o conceito de Sportlifestyle.

3. Qual foi o custo do barco e da designação de Fornecedor Oficial?

Nunca discutimos custos de marketing em qualquer área, mas estamos confiantes em que no longo prazo o retorno vai ultrapassar os custos. Além disso, trata-se de um investimento de longo prazo que faz parte da estratégia de crescimento da PUMA orientada para se movimentar em novas categorias.

4. Como será composta a colecção de vela e quando pretendem lança-la?

A entrada na vela de competição reforça o empenho da PUMA nos desportos de premium lifestyle – uma categoria que a PUMA forjou através das suas parcerias com a Fórmula 1, colaborações no desporto motorizado como com a Ducati, e do lançamento de uma colecção sportlifestyle de golfe em 2006.
Esperamos lançar a nossa primeira colecção em meados de 2008.
Mais detalhes serão disponibilizados durante o segundo trimestre de 2007.

5. Quais são as vossas expectativas para a equipa?

Temos um skipper fantástico, o Ken Read, e esperamos certamente que a equipa dê o seu melhor para competir com os melhores barcos da regata. Numa primeira fase, iremos dar ao Ken e à sua tripulação um período importante de preparação para a regata, com todo o apoio e know how da PUMA.

6. Que outras acções farão em torno da categoria de Vela?

Tudo isto será desenvolvido nos próximos meses. De uma coisa temos a certeza: as possibilidades são infindáveis quando se trabalha com um evento tão global e emocionante.

7. Esta nova categoria irá ter como consequência o alargamento a marcas exteriores à PUMA? Irá a PUMA adquirir empresas do universo da Vela para integrar na marca know-how especifico da modalidade?

O plano Fase IV da PUMA inclui o alargamento a marcas exteriores à PUMA. De modo a garantir que cada aquisição cria o máximo valor, iremos procurar apenas as que vão ao encontro dos nosso exigentes critérios que foram já anunciados com o nosso plano de desenvolvimento de longo prazo Fase IV.

8. A PUMA tem conhecimentos suficientes de vela para estabelecer com sucesso esta nova categoria?

O foco da PUMA sempre foi em desportos premium lifestyle – uma categoria que a PUMA forjou através das suas parcerias com a Fórmula 1, colaborações no desporto motorizado como com a Ducati, e do lançamento de uma colecção sportlifestyle de golfe em 2006. O sucesso no estabelecimento e exploração destas categorias já nos posicionaram enquanto uma marca de Sportslifestyle muito desejável.

9. Quais são as suas expectativas de vendas tendo em conta o investimento? Têm que alterar as vossas expectativas no que toca ao vosso plano de crescimento de longo prazo?

Nós vemos realmente muito potencial nesta categoria de produto que queremos explorar nos próximos anos. Assim, a nossa entrada na Volvo Ocean Race necessitará de algum investimento, em termos de desenvolvimento de produto, marketing e no evento em si, para maximizar as iniciativas da marca. Mais detalhes serão disponibilizados durante o segundo trimestre de 2007.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta