Regata de Natal do Clube Naval de Cascais reuniu de 1 a 3 de dezembro mais de 200 velejadores

0

Mais de 200 velejadores competiram nos últimos dias na já tradicional Regata de Natal Lusitania do Clube Naval de Cascais, um campeonato que para além da sua competitividade, é também conhecido pelo seus momentos de convívio a saborear chocolate quente e pela sua intergeracionalidade: nesta edição houve participantes dos oito aos setenta anos.

A prova reuniu seis classes, sendo que quatro delas disputaram regatas desde sexta feira – Optimist, ILCA4, ILCA6 e 420 -, e duas juntaram-se ao campeonato no fim de semana – SB20 e Finn.

Nos Optimist, entre mais de 65 velejadores, Leonor Lopes – do Clube Naútico de Tavira -, dominou todos os dias e terminou em primeiro lugar, escrevendo assim o seu nome no Troféu Barros Pereira. Manuel Sencio – da Associação Naval de Lisboa – foi segundo, André Caires – do Centro de Treino de Mar-, terceiro, e Guilherme Costa – do Clube Naval de Cascais – venceu entre os infantis.

Nos ILCA 4, Jannis Tomáz, do Clube de Vela de Lagos, alcançou o primeiro lugar, seguido por Kuzey Karis e Carlijn Kam, ambos do clube anfitrião. Já nos ILCA6, o pódio foi composto inteiramente por velejadores do Clube Naval de Cascais: João Pontes, que venceu todas as regatas, Max de Groot e Boudie Van Dishoeck.

Nos 420 a vitória foi renhida até à última regata, com Francisco Uva Sancho e José Vozone do Clube Naval de Cascais a vencerem, imediatamente seguidos de Teresa Quartim e Rita Borges, da Associação Naval de Lisboa, e com Tiago Santos e Salvador Fernandes, também eles do Clube Naval de Cascais, a fechar o pódio.

Nos SB20 a luta pelos lugares cimeiros foi também intensamente disputada, vencendo Hotel Valverde – de Pedro Mendes Leal, António Pereira, Ricardo Schedel e Maria Tavares – seguido por Bravo – de António Barros, com Henrique Brites, João Bolina e Francisca Martins -, e AP Hotels – tripulado por Diogo Pereira, Luís Pinheiro, Gonçalo Ramos e Miguel Leal de Faria.

Já nos Finns, Fernando Bello terminou em primeiro, Carlos Azevedo em segundo e Jorge Pinheiro de Melo em terceiro.

O campeonato contou com o patrocínio da Lusitania Seguros e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Visit Cascais, Marina de Cascais e Vista Alegre. Teve ainda atribuído o certificado silver no programa clean regattas da Sailors for the Sea – Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta