REGATA: II Chivas Sailing Cup – Velas animam o Tejo

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

Colours Company (1º Classificado Grand Surprise)


Gritos (1º classificado ANC E)


Jataí (1º Classificado JOD35)


Match 2 (1º classificado ANC D)


Polaris I (1ºclassificado ANC B)


Sargaço Again Luso Roux (1º classificado ORC)

As regatas no mês de Julho são um risco para as organizações devido às férias mas, a Chivas Sailing Cup consegue sempre reunir um número significativo de participantes e, este ano, confirmou-se a regra com cerca de 80 veleiros a marcarem presença.

Apesar de ser uma regata de promoção as tripulações aplicam-se a fundo para obter os melhores resultados. A organização desportiva esteve a cargo do Clube Naval de Lisboa que escolheu um percurso junto à cidade de Lisboa (Belém / Oeiras / Junqueira) para, desta forma, os inúmeros transeuntes poderem apreciar o espectáculo da vela.

Ao invés do que muita gente pensa, o Verão não é das melhores épocas para velejar pois, a calmaria, os saltos de vento e a forte nortada são “adversários” difíceis de vencer.

Nós fomos a bordo do “Sail 4 us”, um Dufour 40, onde uma tripulação familiar, mas muito competitiva, se preparava para largar para a Madeira. As velas não eram as que costumavam andar, o barco estava pesadíssimo, o que fazia “desesperar” o skipper João Carlos. Mas a regata foi marcada pelos saltos de ventos constantes que não permitiam realizar uma eficaz táctica de regata mas, no final, até não nos saímos mal…

Após cerca de 5 horas na água, os veleiros foram cortando a linha de chegada já com pensamento na festa de entrega de prémios que se realizou no Parque das Missas num recinto de tendas da Chivas. Grande animação e muita confraternização marcaram mais uma edição da Chivas Sailing Cup na expectativa de que para o ano há mais…

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta