Regata “La Cap Istanbul”

0

A terceira etapa da regata “Cap Istanbul” teve um extraordinário final com uma grande conquista de Francisco Lobato. Mesmo nos últimos segundos, o velejador francês François Gabart conseguiu roubar a liderança, deixando o português Francisco Lobato em segundo lugar da geral, a apenas 16 segundos de diferença do primeiro classificado. Uma posição extraordinária para um Bizuth (Iniciado) do Campeonato francês de Vela Oceânica em Solitário, competição que é pela primeira vez disputada por um atleta luso.
Francisco Lobato, um dos seis “caloiros” da classe Fígaro Bénéteau 2, vai assim subir ao pódio entre os grandes velejadores desta classe, classificados como os melhores do Mundo.
A terceira perna da Cap Istanbul largou de Atenas, na Grécia, levando a frota de 26 veleiros até Didim, na Turquia.
Tanto na 1ª como na 2ª etapa, Francisco Lobato conseguiu manter o veleiro ROFF/Tempo-Team nos lugares cimeiros tendo, em ambas as pernas, sido o primeiro Bizuth a cruzar as linhas de chegada.

Declarações de Francisco Lobato à chegada a Didim
“Acabei de chegar da terceira etapa da La Cap Istambul. Uma terceira etapa que nos levou de Atenas até Didim na Turquia, um percurso de 200 milhas que me correu muito bem. Logo a seguir a Atenas comecei a liderar a prova, e só a 200 metros da linha de chegada é que o francês François Gabart acabou por me passar.
Nesta classe, este ano, estou a ter prestações óptimas neste campeonato. Foi uma regata por um lado difícil e por outro lado também quase que se pode dizer mágica.
Na Baía de Atenas, com ventos difíceis, com calmarias e ventos um pouco trocados e depois até á Turquia fomos passando no meio de várias ilhas, que faziam parte do percurso e eram pontos de controlo impostos pela organização, e faz quase lembrar um Paris-Dakar, também de país a país com pontos de controle a descobrir paisagens novas, a descobrir sítios novos, o que também tem o seu lado interessante.
Fiquei em segundo lugar, estou muito contente. Depois de ter liderado a prova toda, no fim fiquei um bocado triste nessa parte, mas faz parte da competição. Talvez para a próxima serei eu a passar para primeiro. Tivemos muitas situações nas ilhas, com ventos diferentes, situações estratégicas diferentes e interessantes.
Foi uma prova também muito intensa, apanhámos muito vento durante a noite, principalmente ventos que descem as colinas das ilhas e que provocam acelerações enormes.
Foi uma regata sem dormir um minuto, estou bastante cansado e vou agora recuperar. Dentro de três dias partimos para o norte da Turquia e acabará em Istambul.
Com este resultado na terceira etapa, crescem agora as expectativas para o desempenho do velejador solitário português, de 25 anos, na próxima etapa entre Didim e Bozcaada, que larga no próximo dia 8 de Outubro, dia em que o velejador celebra o seu 26º aniversário.

Programa da Regata
1ª- Hyères-Ragusa 19 a 23 Setembro
2ª- Ragusa-Atenas 26 a 30 Setembro
3ª- Atenas-Didim 3 a 5 de Outubro
4ª- Didim-Bozcaada 8 a 10 de Outubro
5ª- Gallipoli-Istanbul 12 a 13 de Outubro

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta