Regatas de Vela Universitária em Lisboa – Irmãos Basílio apurados para Mundial

0

Hélder e Rúbrio Basílio integram a equipa da Escola Náutica Infante D. Henrique que se qualificou para o Campeonato do Mundo de Vela Universitária. Os velejadores madeirenses venceram as quatro regatas disputadas no passado fim-de-semana. Hélder Basílio só pensa em conquistar o primeiro lugar do “mundial” da especialidade, depois do segundo lugar obtido em 2006. A equipa da Escola Náutica Infante D. Henrique, da qual fazem parte os dois irmãos, Hélder e Rúbrio Basílio, qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Vela Universitária, a disputar em Outubro, na região de La Rochelle, em França.

Nas quatro regatas de qualificação disputadas em Lisboa, a tripulação utilizou uma embarcação “Grand Surprise”, sem chances para os seus perseguidores, nomeadamente para a equipa do Instituto Superior Técnico. Composta por elementos do curso de engenharia naval, a equipa segunda classificada contou com a prestação do velejador madeirense Ruben Luís e com o skipper Francisco Lobato que se prepara para realizar a “Mini-Transat”, travessia Atlântica para navegadores solitários que irá passar pela Madeira.

A formação vencedora da Escola Náutica Infante D. Henrique, além dos irmãos Hélder e Rúbrio Basílio, era composta por Nuno Escórcio (natural do Porto Santo), Hugo Teixeira, André Azad, José Lopes, Margarida Sintra, Ana Lúcia Chita e Carolina Vilela.
“Apesar do estado do tempo não ser favorável, devido à chuva e ao vento sul, muito forte, a verdade é que isso não nos impediu de vencer as quatro regatas”, realçou Hélder Basílio.

O skipper madeirense destacou ainda a qualidade das cinco equipas participantes nas regatas, ao mesmo tempo que perspectivou a prova do Mundial de Vela: “No ano passado ficámos em segundo, mas este ano vamos procurar trazer o título mundial para Portugal”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta