Reguengos de Monsaraz Abre as Portas ao Turismo de Excelência

0

Texto Copyright © Náutica Press.

O Município de Reguengos de Monsaraz e a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP) entregaram no passado dia 9 de Março, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), o Plano de Pormenor do Parque Alqueva, dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Projectos de Interesse Nacional (CAAPIN). Este plano de pormenor pretende intervir numa área superior a dois mil hectares no concelho de Reguengos de Monsaraz nos locais onde se vai desenvolver o Parque Alqueva, constituindo-se num autêntico plano de desenvolvimento para a região.

Um plano de pormenor é um instrumento de gestão e planeamento territorial constituído por uma caracterização pormenorizada do espaço que pretende intervencionar, pelas peças desenhadas de implantação e


Turismo

condicionantes ao projecto, relatório fundamentado, regulamento técnico e programa de execução e planeamento financeiro. A execução do Plano de Pormenor do Parque Alqueva foi delegada por protocolo pela autarquia à SAIP que por sua vez encarregou equipas técnicas de referência a nível mundial para a elaboração do estudo.
O Parque Alqueva é um dos maiores investimentos em turismo de excelência a realizar no distrito de Évora durante a próxima década. Este empreendimento turístico projectado para as margens do Grande Lago, nas herdades Roncão d`El Rei, Postoro e Areias, é um investimento próximo dos mil milhões de euros que vai criar cerca de dois mil postos de trabalho.

Considerado PIN pelo Governo, o Parque Alqueva, terá aldeamentos turísticos, hotéis, agricultura biológica, campos de golfe, centro equestre, centro de conferências, campo de férias, centro de desportos náuticos, instituto cultural e ambiental, observatório de aves, parque aquático e “houseboats”, parque desportivo, parque radical, portos de recreio, unidades de saúde e praias fluviais.


Apostando num novo conceito de turismo e de desenvolvimento regional, o Parque Alqueva permitirá criar um espaço onde a simbiose ambiente e desenvolvimento económico-social sejam uma realidade com a implementação de espaços de acompanhamento da fauna e ambientes locais e a ligação dos espaços verdes com o desporto. O projecto compreende as seguintes valências: turismo activo e lazer, saúde e negócios, qualificação ambiental, agricultura em modo de produção biológica, alojamento turístico e infra-estruturas residenciais e de apoio. Após a entrega do plano de pormenor na CCDR-A começam a decorrer os prazos legais para as várias administrações se pronunciarem, seguindo-se o parecer da CAAPIN, a discussão pública e a homologação pelo Governo. Mantêm-se assim intactas todas as expectativas que entre o final deste ano e o início de 2008 se possa assistir ao arranque das obras.

O Plano de Pormenor da Herdade do Barrocal, outro projecto turístico localizado no concelho de Reguengos de Monsaraz e considerado PIN pelo Governo, foi entregue na CCDR-A no dia 19 de Fevereiro, cumprindo igualmente os prazos estipulados. Na Herdade do Barrocal será construído um hotel de 5 estrelas com 70 quartos, um spa, 85 unidades de alojamento e 600 hectares de agricultura em modo de produção biológica, num investimento de cerca de 90 milhões de euros.
Para mais informações contacte: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

E-mail imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta