“Rose” assina desfecho histórico na espetacular Superyacht Cup Palma

0

Fez-se história na Superyacht Cup Palma, quando o iate Wally de 24 metros, “Rose”, se tornou o primeiro vencedor de sempre a conquistar três títulos nesta icónica regata, feito ainda mais notável por ter sido alcançado em três anos consecutivos na Baía de Palma.

No último dia de regatas — o St. Regis Race Day — da 29.ª edição da Superyacht Cup Palma, três embarcações estavam empatadas no topo da classificação geral: Cervo, Gelliceaux e “Rose”, todas com quatro pontos, num cenário de tudo por decidir e sob magníficas condições de navegação ao largo de Maiorca.

Na Classe A, composta por cinco iates, a disputa foi direta entre o Cervo, um Tripp de 39 metros, e o Gelliceaux, um Southern Wind de 35 metros projetado pela Farr — o vencedor do dia levaria a classe e, possivelmente, o título geral. No final, Gelliceaux venceu o duelo decisivo por pouco mais de um minuto em tempo corrigido.

As atenções voltaram-se então para a Classe B e para “Rose”. O detentor do título da SYC enfrentava o iate Y Sveam e um grupo de quatro Baltic 68 Café Racers: Ganesha, Open Season, Pink Gin Verde e Scorpione Hormar. Apesar de Open Season ter vencido três regatas e conquistado a vitória na classe, nem ela nem os outros Café Racers eram elegíveis para o título geral da SYC, por não serem classificados como superiates.

Após a poeira assentar, Gelliceaux e “Rose” terminaram com três segundos lugares e seis pontos — com “Rose” a conquistar o seu histórico terceiro título por competir numa classe com um número maior de embarcações.

O entusiasmado capitão de “Rose”, Ben Potter, afirmou “Foi um evento fenomenal e um dia fantástico de vela — e saímos por cima, a tripulação está extremamente entusiasmada. Estamos mesmo felizes por conseguir este resultado pelo terceiro ano consecutivo.
“Fazer história na Superyacht Cup Palma é maravilhoso. O barco portou-se bem, a tripulação lutou com garra, e estamos em êxtase. Ter os Café Racers connosco trouxe-nos ainda mais competição desta vez — sentimos que navegámos ao máximo.

E acrescentou “Foi fantástico, condições ideais durante toda a semana, com mar calmo e bons ventos. A organização está excelente. Toda a comunicação é clara e fácil de seguir, a segurança é exemplar, e adoramos este evento. É um dos eventos em que queremos sempre participar, e qualquer iate deveria querer estar na Superyacht Cup Palma.

Com condições perfeitas de navegação e ventos entre 10 e 16 nós, os organizadores lançaram uma largada a favor do vento para um percurso de 23 milhas náuticas que estendeu a frota da SYC por ambos os lados da Baía de Palma.

A Classe A voltou a assistir a uma performance impressionante da Linnea Aurora, o Hoek Truly Classic 128, que conquistou a sua segunda vitória em regatas, embora fora da classificação geral devido a problemas técnicos e uma não-participação (DNS) no primeiro dia. Ainda assim, terminou a regata com moral elevada sobre as suas igualmente magníficas irmãs Hoek Truly Classic, Vijonara e Atalante.

Voltámos a assistir a regatas espetaculares em condições fantásticas, com uma grande diversidade de iates magníficos,” disse a Diretora do Evento, Kate Branagh. “Estamos muito gratos a todos os proprietários, capitães e tripulações que participaram, bem como aos nossos parceiros e apoiantes, nomeadamente o nosso novo parceiro de local, o Club de Mar-Mallorca, e o Hotel Parceiro Preferencial, o St. Regis Mardavall Mallorca, que patrocinou a regata final de hoje (28 de junho).

A entrega de prémios da Superyacht Cup Palma, realizada na SYC Regatta Village, contou com o apoio da RSB Rigging Solutions, parceira de longa data da SYC que celebra este ano o seu 20.º aniversário.

A Superyacht Cup Palma regressará no próximo ano para a sua marcante 30.ª edição, que terá lugar de 24 a 27 de junho de 2026.

Fotografias: Sailing Energy

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta