Salão de Barcelona 2010 – Na expectativa de melhoras

0


Algumas novidades espanholas
Uma das novidades de construtores espanhóis é apresentada pela Starfisher. O ST860 é um modelo destinado à pesca / passeio com três versões: Fly Bridge; Hard Top e Fly Walkaround.
A motorização é interior nas versões mono (250 a 350 Cv) ou dupla (2 x 160 a 260 Cv). O preço base da versão mais simples é de cerca de 92 000 Euros.
O construtor espanhol Rodman volta a surpreender com o lançamento de uma nova gama denominada de Spirit. Em Barcelona podemos ver os dois primeiros modelos 31 e 42 estando previsto para 2011 o lançamento do Spirit 36. O arquitecto que está por detrás desta nova gama é Fulvio de Simoni que também é responsável pela gama MUSE.
Integrado no stand da Yamaha, a Dipol apresentou um novo modelo destinado ao passeio e à pesca desportiva, o 25 CC. Trata-se de um modelo elegante e construído com grandes cuidados nos acabamentos e nos pormenores para ser equipado com motor fora de bordo.

A marca Lema apresentou uma novidade que “rompe” em certa medida com o que tem sido produzido por este estaleiro. O Jara tem 8,10 m (c/plataforma) de comprimento e pode ser equipado com motor interior Mercruiser 4,3 TKS Alpha (190 Cv) ou Volvo Penta 5.0 GxiE / DPS (270 Cv).
No segmento mais virado para a pesca desportiva, o construtor Sabor apresentou o novo modelo 750 EJE. Com 7,45 m de comprimento este modelo apresenta um desenho tradicional com guarda-patrão e um poço amplo e com grande capacidade para arrumos. A motorização é fora de borda.

Os portugueses
O construtor português San Remo teve um grande sucesso com o seu novo modelo, o Offshore 31. Trata-se de um barco com motorização fora de bordo com um design inovador e que “rompe” com o que este construtor tem vindo a apresentar. Bom gosto na decoração e cuidado com os acabamentos são alguns dos atributos deste novo modelo.
O construtor Mira Ria, através do seu distribuidor em Espanha, também esteve presente a promover a sua marca e o modelo 800 T Top em particular. Os resultados foram positivos e é cada vez maior a aceitação do mercado espanhol aos modelos fabricados por este construtor nacional.

Destaques
A Sessa Marine apresentou-se com grande impacto e foi o maior expositor no recinto fechado. Todas as gamas estiveram presentes com especial destaque para as novidades Key Largo One e o C35 Sport Coupé.
Outro pólo de atenção foi o stand da Indústria Polaca que apresentou alguns modelos de barcos a motor e à vela concebidos e produzidos na Polónia. A aceitação por parte do público foi muito boa, concretizaram-se algumas vendas e criou-se uma rede de agentes em Espanha. Foi confirmado, por parte da ICN Náutica (representante para Espanha e Portugal do Cluster Barcos Polacos), a presença de alguns modelos barcos na próxima edição da Nauticampo (Fevereiro de 2011).

A Jeanneau apresentou-se muito forte com praticamente todas as novidades para 2011. A marca francesa operou algumas evoluções nos seus modelos dotando-os de novas cores e em alguns casos recuperando conceitos antigos das embarcações tradicionais.
A Touron apresentou-se com grande dignidade em Barcelona ficando o visitante com uma panorâmica geral dos produtos que esta empresa representa. Um dos destaques vai para a renovação encetada pela marca Quicksilver na designação das gamas de barcos a motor em fibra.
A Yamaha e os seus parceiros de negócio apostaram forte em Barcelona criando um stand de grandes dimensões segmentado pelas diferentes áreas de negócios onde a Yamaha está envolvida.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta