SALÃO DE GÉNOVA – Valeu mil milhões de euros

0

 O Salão Náutico de Génova terminou no dia 15 de Outubro, com um número recorde de 324 mil visitantes. As entidades organizadoras, a Fiera di Genova e a Associação Italiana dos Estaleiros e da Indústria Náutica (Ucina) calculam que o volume de negócios do evento tenha ultrapassado os mil milhões de euros, ou seja, cerca de 30% a 40% do valor da produção anual de barcos em Itália. O número de expositores cresceu 7% para 1650 e, ao todo, estiveram em exposição 2200 barcos, 430 dos quais na água e 76 com comprimentos entre 24 e 43 metros.Um dos maiores atractivos deste salão foi, sem dúvida, a nova marina. A sua construção foi concluída em tempo recorde, parcialmente devido ao apoio da Ucina e de outras instituições. O administrador da Fiera di Genova, Paolo Lombardi, mostrou grande satisfação com o sucesso daquele espaço. “A nova marina vai ajudar-nos a planear, em conjunto com a Ucina, outros salões e feiras relacionadas com o sector marinho. Estes eventos irão integrar o nosso calendário oficial e promover igualmente a excelência da economia local e de sectores específicos”, sublinhou. Ao mesmo tempo, ressaltou que o sucesso deste evento vai chamar a atenção para outros que estão planeados para a Fiera di Genova, como a Technofolies, feira para a indústria dos parques de diversões que decorreu entre 26 e 28 de Outubro.
O presidente da Ucina, Anton F. Albertoni, congratulou-se com o facto de o Salão Náutico ter conseguido dar mais espaço aos construtores internacionais e por ter recebido um número tão elevado de pequenos produtores italianos. “Comprometemo-nos a fazer com que o salão de 2007 tenha melhores serviços, layouts da exposição e acessibilidades. Estamos à espera de receber mais garantias da Fiera di Genova quanto ao plano industrial e contamos com as autoridades locais na parte da melhoria de serviços,”.

Acordos sectoriais
O responsável máximo da Ucina focou a importância que este evento tem para a economia italiana. O salão tem garantido a expansão do sector náutico, mas também marcou pontos no desenvolvimento de áreas menos directamente relacionadas com a náutica. Depois de vários elementos do governo e políticos nacionais terem mostrado grande interesse pelo evento, poderá ser possível dar o próximo passo: o início de “negociações com vista a um verdadeiro Acordo para o Desenvolvimento”, frisou Albertoni.
A feira foi inaugurada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Massimo D’Alema e pelo ministro dos Transportes Alessandro Bianchi. Joe Borg, o comissário europeu para a Pesca e Assuntos Marinhos, também esteve de visita ao salão, bem como outros representantes do governo italiano. O próximo Salão Náutico de Génova já está agendado para os dias 6 a 14 de Outubro de 2007.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta