Salões Náuticos

0


Com mais de 1.500 barcos de todos os tamanhos e para todos os orçamentos, o Boat Show vai apresentar ofertas atraentes e condições para a compra de barcos num ano marcado pela crise, com a vontade de contribuir para a reactivação do sector com uma vasta gama produto e ajuda financeira aos potenciais compradores. Esta edição será marcada também pela preocupação ambiental e inovação, e pela abordagem do mar para o público em geral.
O Barcelona Boat Show é o maior certame em Espanha e um dos principais na Europa, juntamente com a Düsseldorf e Génova.

Esta edição, terá lugar entre 7 e 15 de Novembro, vai ocupar dois pavilhões no centro de exposições Gran Via e dois cais, em Port Vell de Barcelona, com um total de 380 expositores nacionais e estrangeiros, oriundos de 35 países.
Na linha de contribuir para a activação de vendas, o Boat Show, assinou um acordo com o Deutsche Bank que permite que os visitantes tenham produtos financeiros automaticamente para a compra de barcos e ancoradouros. Os empréstimos são projectados para as transacções comerciais que são gerados no salão e serão válidos até o dia 1 de Janeiro de 2010.


Os comprimentos médios e motores ecológicos, marcam as tendências da Show Boat
Os apreciadores de vela vão encontrar nesta edição do Barcelona International Boat Show uma oferta completa por parte dos estaleiros que, seguindo a tendência geral das últimas temporadas, têm vindo a expandir as gamas média e, acima de tudo, os comprimentos abaixo de 8 metros. Além disso, no segmento de motores (interiores e fora de borda), os fabricantes estão focados em melhorar o ambiental criando modelos que dão resposta a um mercado, sem sacrificar o elevado desempenho, mas sendo modelos eco- sustentáveis.
Nota-se também, uma maior aceitação por parte dos utilizadores de barcos a motor, no sistema de transmissão tipo Pod, que permite obter um melhor governo e uma manobra através de joystick.
Na área da vela, os fabricantes e designers têm-se esforçado nos últimos anos para oferecer barcos que foram simplificados para torná-los fáceis de dirigir e de manobrar com tripulações reduzidas. Também têm colocado ênfase na versatilidade, de modo que o proprietário possa apreciar a embarcação, tanto no cruzeiro ou na regata de clube como em estadias de longa duração a bordo, em pleno conforto.
Neste sentido, a implementação de sistemas eléctricos ou hidráulicos como auxílio em manobras no porto a incorporação de hélices de proa ou de popa, o fundear, passarelas, gruas e portas de garagem para embarcações auxiliares são soluções que nenhum proprietário renuncia em embarcações com comprimentos específicos. Total conforto, facilidade de manobra, autonomia e um nível de equipamento completo são três conceitos-chave que nenhum fabricante esquece na hora de apresentarem as suas propostas.
Por último, como tendência è escala global, vemos um reforço de cuidados ambientais através da criação de sistemas de propulsão híbrida que combina as fontes de combustíveis tradicionais com alternativas de energia mais ecológica. Logo houve uma maior difusão desses sistemas, que se aplicam e, em unidades maiores.


Portugueses fazem “montra” em Barcelona
As principais empresas nacionais aproveitam o Salão de Lisboa para fazerem a sua “montra” para potenciais interessados na compra de barcos. A proximidade geográfica e uma oferta mais alargada são argumentos fortes para esta aposta.
Entre as empresas nacionais tivemos conhecimento que a Francisco Ramada, Lda. Estará presente na Bénéteau; a Seaway nos Lagoon; a Limatla na Starfisher; a Marítima na Azimut e Jeanneau; a Scalanauta na Dehler e Najad.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta