Sea Rib’s 760 LUX: Espaço e conforto para desfrutar

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A SeaRib`s com uma preocupação constante em melhorar os seus produtos e bastante experiência na fabricação de barcos semi-rígidos, tem uma palavra a dizer neste segmento de mercado.


A opção por forrar o deck em teka sintética, torna o barco visualmente atractivo e o uso do Hipalon/Neoprene nos flutuadores dá-lhe conforto extra.
A circulação a bordo faz-se sem problemas, pois o interior é amplo e sem entraves. Todos os bancos, à excepção do que se encontra à frente da consola central, são forrados e almofadados.
À proa está instalado um grande banco em U que aproveita os flutuadores como encosto, com cofres por baixo para arrumos e ainda uma loca para o ferro. A consola central é alta, com aproximadamente 1,50 m com protecção em acrílico e rebordo em tubo de aço. A coluna da CC tem acesso ao interior pela frente e por baixo do volante. O painel de instrumentos grande e com bastante espaço para os manómetros. O banco da CC é duplo, elevado e ergonómico, com duas


posições. O 760 Lux vem equipado com um arco para luzes em aço inoxidável. A borda é alta, com 65 cm e a distância do topo da borda à linha de água é boa, o que torna o barco bastante seco.
Duas notas menos positivas. A primeira para a inexistência de superfícies antiderrapantes, o forro de teka sintética, não é suficientemente anti-derrapante, a única excepção são duas tampas em plástico preto que dão acesso ao interior do casco. A segunda para a proximidade excessiva do pára-brisas, da cara de quem está aos comandos, quando se navega de pé. Menos de 20 cm separam o rebordo em aço da cara de quem vai a pilotar e quando estamos sentados o pára-brisas não oferece protecção suficiente.
Tirando estes dois pormenores, o Sea Rib’s 760 é um barco confortável, e seguro, tanto para desfrutar o mar com a família e amigos.


A navegar
O 760 Lux é insubmergível com 6 compartimentos independentes, depósito de combustível integrado e direcção hidráulica.
Com as condições de mar de vaga larga e alguma mareta, o casco teve um comportamento muito bom e mostrou bem o seu potencial, velocidade, rapidez de resposta, segurança e performance, graças também ao excelente motor Yamaha F150 a 4 tempos.
Comprovamos a resistência e solidez dos seus flutuadores que demonstraram ser muito estáveis e bem adequados ao casco. O conjunto – flutuadores, casco e motor – desempenharam a todas as manobras na perfeição, mesmo em curvas apertadas e a velocidades elevadas, sem vibrações nem barulhos parasitas. Com só metade da potência máxima que se poderia instalar no 760 Lux, quanto a nós suficiente para uma utilização de lazer, o casco desempenha perfeitamente as suas funções, mantendo sempre a estabilidade e passando sem dificuldades, nem “soluços” a ondulação e a mareta mais forte.
O F 150 a 4 tempos da Yamaha forma um excelente conjunto com o 760 Lux, dando-lhe um toque desportivo e potenciando as boas performances do casco.
O teste foi efectuado com duas pessoas a bordo, mas pouco dias depois tivemos a oportunidade de o utilizar como barco de apoio, com oito pessoas a bordo a trabalhar e o comportamento foi irrepreensível, mostrando bem o seu carácter desportivo, com segurança e conforto.


Ficha técnica
Modelo – Sea Ribs 760 Lux
Origem – Portugal
Construtor – SeaRib`s
Comprimento total – 7,45m
Comprimento interior – 6,60m
Boca total – 2,95 m
Largura interior – 1,85m
Ø máximo flutuador – 0,55m
Nº de compartimentos – 6
Potência máxima recomendada – 150/300 Cv
Capacidade de combustível – não especificado
Nº máx. de pessoas – 22
Carga máx. autorizada – 2600kg
Peso da embarcação s/ motor – 2.600 Kg
Categoria – C/B
Preço c/ motor Yamaha 150Cv – 42 130€
Comercialização Nautimarítima (tel. 21 364 98 15)
Construtor SeaRibs (tel. 261 94 0070)

Medições
As velocidades registadas, com 2 pessoas a bordo, meio deposito de gasolina e deposito de água vazio, com um motor Yamaha F150 a 4 tempos:
3.000 rpm – 12,5 nós
3.500 rpm – 18,5 nós
4.000 rpm – 22,5 nós
4.500 rpm – 27,9 nós
5.000 rpm – 32,4 nós
A planar aos 2,80 segundos
Mínimo a planar: 12,5 nós ás 3.000 rpm
Velocidade máxima – 37 nós ás 5.300 rpm
Velocidade de cruzeiro – 22 nós
13,48 segundos dos 0 aos 33 nós às 5.000 rpm

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta