SEGMENTO MARÍTIMO DA VOLVO – Acompanha crescimento do grupo

0

 O grupo Volvo anunciou um crescimento de 9% do seu volume de negócios relativo aos primeiros nove meses do ano, para 57,426 mil milhões de coroas suecas (6,26 mil milhões de euros). Os lucros ascenderam a 430 milhões de euros, representando um crescimento homólogo de 34%. O sector de veículos pesados foi o principal motor desta expansão, sobretudo nos mercados europeu e norte-americano.O segmento de motores para barcos, Volvo Penta, também cresceu uns ligeiros 2%, com vendas na ordem de dos 2,385 mil milhões de coroas (260 milhões de euros), distribuídos pelos segmentos de lazer, comercial e industrial. A procura de barcos mais pequenos e de geradores a diesel continuou forte no mercado europeu, o que veio impulsionar os negócios da companhia.

O mercado dos EUA não verificou a mesma tendência de alta nos motores para barcos e o mercado asiático foi penalizado pela redução da procura de geradores a gasóleo por parte dos consumidores chineses. “O Volvo Penta conseguiu incrementar quotas de mercado entre produtores independentes de barcos na Europa e EUA, mas também está a fortalecer a sua posição no mercado mundial de motores industriais”, adiantou um comunicado da empresa sueca. O Volvo Penta IPS contribuiu para ganhar quota no mar e há planos para expandir o uso do sistema de propulsão. Até agora, este sistema apenas se tem aplicado em casos de instalação dupla, mas daqui a pouco tempo vão poder instalar-se três ou quatro motores no mesmo barco, avançou a Volvo. Assim, o Penta IPS estará ao alcance dos barcos de maior dimensão (entre 15 e 23 metros).

A Volvo Penta é a unidade do Grupo Volvo responsável pelo projecto, produção e comercialização de motores e sistemas de propulsão completos para uso marítimo (comercial e lazer) e industrial.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta