Spi Ouest France Bouygues Telecom 2009 – À vela na Páscoa – Mais de 500 veleiros na 31ª edição

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: DR

A Spi Ouest France Bouygues Telecom, ou somente “Spi”, como é já mundialmente conhecida, celebra este ano o seu trigésimo primeiro aniversário. Este evento náutico tem já o seu lugar marcado no calendário dos grandes acontecimentos desportivos que têm lugar em França, como por exemplo as 24 horas de Le Mans, ou o torneio de Roland Garros.


Este ano a Spi que se realiza de 9 a 13 de Abril, irá trazer à baía de Quiberon perto de quinhentos veleiros, divididos em dez classes distintas e com mais de três mil e quinhentos velejadores, de mais de dez países diferentes.
Esta regata transporta sempre consigo um grande ambiente de festa tanto na água como em terra, tendo a particularidade de misturar velejadores amadores experientes e profissionais, em monótipos e veleiros de serie IRC.

Afim de permitir aos participantes disputarem as regatas nas melhores condições, três rondas de regatas distintas (em campos de regatas diversos) são distribuídos pela baía de Quiberon. Todos os procedimentos e regras estão muitíssimo bem “oleados”.


A ronda A é reservada aos veleiros mais pequenos e o seu campo de prova está colocado ao centro da baía, mesmo em frente da saída do porto de Trinité. A ronda B – para os monótipos – nas proximidades da ilha de Quiberon, frente à Escola Nacional de Vela e por último a ronda C – para os veleiros de maior porte – o seu campo de regata está mais afastado mas à vista das ilhas de Houat e Hoëdic.


A baía de Quiberon tem uma particularidade que a estar abrigada dos ventos dominantes de oeste. Assim os comités de regata podem autorizar a largada com praticamente todas as condições meteorológicas, mesmo quando uma grande depressão se abate sobre a Bretanha. Existem três tipos de percurso segundo a força e direcção do vento: a “Banana”, a “super Banana” e o “Costeiro”. Os dois primeiros são regatas de percurso linear de ida e volta, entre duas bóias colocadas no eixo do vento. As regatas “Costeiras” são percursos balizados por bóias de navegação, ilhas ou rochedos.

Para saber mais: http://www.spi-ouestfrance.com/scripts/consult/une.asp

Classes participantes:
– First Class 8 – O fim de uma época. Alguns Class 8 participarão incluídos na classe IRC 1.
– J 80 – a caminho do record.
– IRC 1 – a guerra dos grandes.
– Vendée Globe – três participantes com os Open da Vendée.
– First 40 – a nova arma da Bénéteau.
– IRC – os vintage.
– Open 7,50 – os pequenos e velozes.
– Farr 30 e classe 6,50
– Grand Surprise
– BMW Sailing Cup – a segunda edição.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta