Suzuki – Vence prémio pelo motor DF300

0

 A National Marine Manufacturers Association premiou a Suzuki pelo seu motor fora de bordo e a quatro tempos, o DF 300. O primeiro motor de 300 cavalos a quatro tempos recebeu o prémio de motor fora de bordo mais inovador, distinção que foi decidida por um painel de jornalistas especializados e que integram a Boating Writers International.
Esta é já a quinta vez que a associação premeia a Sukuki Marine. Os primeiros quatro prémios foram atribuídos na sequência da liderança na indústria e dos avançados motores fora de bordo a quatro tempos. O DF300 marca precisamente a passagem da fasquia dos 300 cavalos nestes motores. Larry Vandiver, director de marketing para a área náutica da Suzuki americana, afirmou que este prémio “é importante para a gestão, família mundial de distribuidores e parceiros da construção naval. Temos tido uma reacção fantástica dos consumidores e da imprensa e este prémio encoraja todos os envolvidos. Mais do que isso, envia uma mensagem optimista à equipa de engenharia, já que os seus esforços estão a ser reconhecidos”, diz.

O motor com 24 válvulas e depósito de quatro litros é o maior V6 a quatro tempos do mercado. A caixa de velocidades tem um novo design hidrodinâmico, que reduz a resistência debaixo de água em 18%. O eixo do motor em V e de 55 graus, contribui para o tamanho compactado do motor. Com apenas 274 quilogramas, o DF300 pesa menos do que motores a quatro tempos com uma potência menor.
Este modelo inclui ainda, pela primeira vez, o Controlo de Precisão Suzuki, uma válvula electrónica de aceleração e de controlo de direcção que foi desenvolvida para controlar a velocidade de forma precisa, com mais segurança e facilidade de montagem. O facto de ser totalmente controlado electronicamente traz vantagens de performance em relação aos tradicionais sistemas por cabo: as mudanças de direcção são suaves e mais rápidas e a resposta, em termos de velocidade, é também mais eficaz.

Este modelo tem algumas características em comum com os modelos V6 anteriores, como a regulação variável da transmissão, injecção sequencial multiponto de combustível e uma duradoura cadeia de distribuição de engrenagem. O novo motor cumpre os standards de emissão obrigatórios, tendo recebido, inclusivamente, três estrelas do California All Resources Board pelas baixas emissões poluentes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta