Taça América – A luta continua…

0

A disputa entre as equipas Alinghi e Oracle na justiça norte-americana deve fazer com que a próxima edição da America’s Cup, a mais tradicional competição da vela mundial, tenha apenas dois participantes. Disputada há mais de 120 anos, a regata ainda não tem data definida.
Os dois times discutem a legalidade das regras da 33ª edição da Taça, criada pelo Alinghi. O Oracle já conseguiu uma vitória na justiça, anulando as regras e marcando para 2008 uma regata entre as duas equipas, usando catamarãs (barcos com dois cascos). O veredicto final deve ser dado em 14 de Janeiro.
Nesta semana, o Alinghi entrou com um protesto pedindo a revisão da decisão, alegando que o desafio dos dois catamarãs tem erros na descrição dos barcos e, por isso, não é válido. O Oracle, por sua vez, divulgou um documento negando qualquer problema e pedindo a confirmação da sentença.
Caso a Supremo Corte de Nova York aceite as justificações do Oracle, a disputa deve ser marcada para Outubro deste ano, ainda sem local definido. A America’s Cup tradicional, com um defensor e vários desafiantes, estava marcada para 2009 em Valência, na Espanha, mas não deve voltar a acontecer pelo menos até 2011.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta