The boy’s new toy: O novo brinquedo dos rapazes

0


Copyright © PORTISUB

Portimão, 8 de Julho de 2006. Como sempre quando o PORTISUB organiza saídas de mergulhos na zona de Sagres, a embarcação do clube, o PORTISUB.COM, tem que ser levado por mar para Sagres, pois devido às suas dimensões é mais fácil e rápido do que levá-lo por terra. É uma viagem que dura cerca de 45 minutos em condições normais de mar. No entanto, desta vez tínhamos uma missão a fazer pelo caminho, experimentar a nova sonda da embarcação sobre os naufrágios do Wilhelm Krag e do Torvore.
Tudo isto começou há cerca de um ano atrás quando começaram a aparecer as primeiras noticias que a Humminbird possuía uma nova sonda, a “987 si”, que para além das funcionalidades “normais” de GPS charplotting e sonda 2D, possuía também uma característica até aí disponível em equipamentos de topo e de custos muito elevados, um sonar de varrimento lateral. Começamos então a pesquisar informação sobre este novo equipamento e sobretudo sobre o que em termos de mergulho nos interessava mais, o sonar de varrimento lateral. Pelas características indicadas pelo fabricante, a Humminbird, comprovamos que o varrimento lateral funcionava até cerca dos 33 metros de profundidade e 80 metros para cada um dos lados. Ora isto, enquadrava-se nos limites normais do mergulho recreativo. Assim sendo, decidimos que tínhamos mesmo que ver uma “coisa” destas em funcionamento, para ver se realmente era tão boa como parecia.


Figura 1

O passo seguinte foi contactar a Nautel, o importador/distribuidor para Portugal. Após o envio de um email para a sua sede perguntar se poderíamos ver o equipamento e testá-lo, rapidamente obtivemos uma resposta positiva, dizendo que possuíam uma delegação na Docapesca de Portimão e que deveríamos contactar a delegação para podermos efectuar um teste na nossa própria embarcação. Assim o fizemos. O técnico da delegação de Portimão, disponibilizou-se para na tarde de um dos Sábados seguintes irmos testar a sonda. Dessa data, até ao teste, fomo-nos familiarizando com mais algumas das funções da sonda lendo alguma documentação na Internet e alguns fóruns de discussão, sobretudo dos EUA, onde toda a gente falava maravilhas do equipamento.
Chegado ao Sábado do teste, o técnico da Nautel, ligou a sonda à electricidade da nossa embarcação e, enquanto um de nós agarrava na antena do GPS e outro no croque onde montamos o transducer da sonda, lá fomos nós sair à barra do Arade para testar a sonda (leia-se o varrimento lateral). Primeiro fomos verificar a sonda na “Pedro do Albano” que vai de 7 a 15 metros de profundidade. Logo aí ficamos de boca aberta… a imagem do varrimento lateral a esta profundidade era extraordinária (ver Figura 2). Conseguiam-se ver com detalhe as formações rochosas. De seguida e para testar os limites, decidimos ir passar pelos recifes artificiais profundos, os quais se encontram a 31m de profundidade. Chegados ao local, ficamos novamente boquiabertos. Apesar de não ter tanto detalhe e mesmo sem alterarmos quaisquer configurações de optimização das leituras, conseguiam-se ver figuras dos “cubos” dos recifes. A partir desta data ficou decidido, tínhamos que levar o assunto da compra desta sonda a reunião de direcção.


Figura 2

Em reunião de direcção, foi votado por unanimidade que deveríamos iniciar esforços para a aquisição da sonda. Após alguns meses de angariação de fundos e de patrocínios, tivemos um contributo decisivo, a Junta de Freguesia de Portimão, através de um contrato programa de apoio ao investimento, concedeu-nos um apoio de 33% do valor da sonda. De referir, que o PORTISUB, para além das funções recreativas, tem um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Portimão e por esse motivo, a embarcação do PORTISUB e todos os equipamentos do clube, bem como “mão-de-obra”, estão regularmente ao dispor dos BVP para actividades destes, nomeadamente actividades de busca e recuperação de bens e pessoas, o que infelizmente até acontece com alguma regularidade. Assim, a sonda não é apenas uma ferramenta para o PORTISUB catalogar novos pontos de mergulho, mas também para auxiliar os bombeiros. Estas sinergias e colaborações entre entidades são benéficas para todas as partes, permitindo por isso dar uma melhor rentabilidade aos equipamentos adquiridos.
Adquirida a sonda, fomos tratar da instalação. É que para poupar mais uns cobres, decidimos fazer nós a instalação. No dia 20 de Junho, seguindo o manual e as dicas dadas pela Nautel, fomos tratar da instalação. E não é que funcionou à primeira?
A partir daqui, em cada saída de mergulho que fazíamos, lá andávamos nós a obter leituras de varrimento lateral. Até nos esquecíamos que íamos fazer uma saída de mergulho, de tal modo que durante uma das saídas, a Pamela, uma sócia do clube de origem Inglesa, ao ver vários de nós em redor da sonda, brincou dizendo “The boy’s new toy”.
De regresso ao dia 8 de Julho, lá fomos nós direitos ao Wilhelm Krag o primeiro na rota até Sagres, fazer os testes relativos a um dos principais motivos de aquisição desta sonda, obter imagens de naufrágios. Chegados, não tivemos dificuldade em encontrá-lo, mas o estado do mar com uma ondulação de Sudoeste de 1 metro e um vento relativamente forte de Noroeste, criava-nos uma grande oscilação e não conseguíamos ter nenhumas leituras aceitáveis no varrimento lateral. Apenas se detectavam as 3 caldeiras, que se elevam dos 36 aos 29 metros de profundidade (ver Figura 3). Assim, após algumas tentativas e um pouco frustrados, abandonamos o local e dirigimo-nos para o Torvore.


Figura 3

No Torvore, apesar das péssimas condições do mar para utilização de um sonar de varrimento lateral, a experiência correu melhor, às primeiras passagens, conseguimos logo leituras com alguma qualidade (Figuras 4 e 5).

A partir desta data, tivemos a noção que tínhamos uma grande ferramenta, tanto para a pesquisa de novos locais de mergulho, como para melhor exploração dos locais já conhecidos. No entanto, a questão do Wilhelm Krag, subsistia… Será que o varrimento lateral não conseguiria mesmo fazer leituras perto dos 36 metros? Será que nós não estejamos a tirar proveito das configurações e optimizações da sonda?


Figura 4

Estas questões ficaram esclarecidas posteriormente, quando num outro mergulho no Wilhelm Krag conseguimos finalmente as tão desejadas leituras (Figuras 6 e 7).

Esta sonda veio revolucionar a pesquisa de locais de mergulho. Se até aqui, um sistema de sonar de varrimento lateral implicava um grande investimento e boas condições de utilização, especialmente em termos de embarcação, a partir de agora, com um equipamento, compacto, standard, como uma outra sonda qualquer, podem-se obter imagens de varrimento lateral. Pode-se argumentar que apenas atinge até cerca de 33 metros de profundidade, mas para o mergulho recreativo, esse é um limite perfeitamente aceitável. De certeza que novos modelos deste e de outros fabricantes irão trazer ainda um melhor rácio de preço/qualidade, mas para um primeiro modelo, este está muito bom.

Figura 5 Figura 6



Figura 7

O PORTISUB – Clube Subaquático de Portimão é um clube fundado em 1988 que conta actualmente com mais de 480 associados. Por ser um clube não tem objectivos comerciais ou lucrativos, mas sim o de dar a conhecer o mergulho e contribuir para um melhor conhecimento do mar e para a sua preservação. Como todos os clubes, vive das quotizações dos seus sócios e dos apoios que vai conseguindo das entidades oficiais e de algumas empresas.

Durante a maior parte do ano, a maioria dos mergulhadores que participam nas saídas organizadas são sócios do clube. Isso faz com que seja necessário constantemente procurar novos pontos de mergulho, sob pena dos mergulhos tornarem-se repetitivos.
Foi a necessidade de constantemente catalogar novos pontos de mergulho que levou à criação de uma secção no clube denominada “Roteiro”. É nesse âmbito que surge a necessidade de aquisição de equipamentos que facilitem a procura de novos locais de mergulho.

http://www.humminbird.com/products.asp?ID=621 – website do fabricante

http://www.nautel.pt/ -website do importador/distribuidor para Portugal

http://www.portisub.com – website do PORTISUB – Clube Subaquático de Portimão

http://groups.yahoo.com/group/sideimaging/ – grupo de discussão e forum sobre “sideimaging” e a sonda da Humminbird

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta