Tomorrow.Blue Economy explora o potencial da economia azul para portos, cidades e empresas

0

Mais de uma centena de especialistas irão destacar a importância do ecossistema marinho como fonte de desenvolvimento sustentável e regenerativo.

Realiza-se de 4 a 6 de novembro, no âmbito do Smart City Expo World Congress, no recinto Gran Via da Fira de Barcelona.

Pesca, aquacultura, gestão portuária, construção naval… Estas são algumas das atividades ligadas aos mares e oceanos que evidenciam a importância do ecossistema marinho como motor de desenvolvimento socioeconómico. O enorme potencial oferecido pela economia azul será o foco da quarta edição do Tomorrow.Blue Economy (TBEWC), que decorrerá de 4 a 6 de novembro no recinto Gran Via da Fira de Barcelona, integrado no Smart City Expo World Congress.

Com 120 especialistas nacionais e internacionais e o objetivo de promover o desenvolvimento da economia azul — que procura transformar os recursos marinhos num motor económico através de uma abordagem sustentável e regenerativa — o TBEWC contará com 42 sessões distribuídas pelos três grandes eventos que compõem a edição deste ano: Smart Ports: Piers of the Future, promovido pelo Porto de Barcelona; Global Blue Finance Summit e Sustainable Ocean Summit, ambos organizados pelo World Ocean Council (WOC).

O TBEWC contará ainda com uma área dedicada a start-ups, o Ocean Innovation Hub, onde 30 empresas emergentes especializadas no setor da economia azul apresentarão os seus projetos, geridos pela parceira do WOC, Oceanovation, pela primeira vez este ano. Provenientes de países como China, Espanha, Estados Unidos, Países Baixos, Índia e Reino Unido, estas empresas apresentarão soluções que vão desde barreiras de descontaminação com sensores, materiais que capturam carbono do fundo do mar, aplicações tecnológicas baseadas em IA ou blockchain, plataformas eólicas flutuantes, robôs subaquáticos, caixas negras para navios com IoT, proteínas extraídas da biomassa de algas, revestimentos anti-incrustantes para cascos e até boias de abastecimento de hidrogénio para embarcações offshore, entre outras inovações.

Gestão portuária e finanças
Representantes de nove portos europeus, norte-americanos e asiáticos participarão na sétima edição do congresso Smart Ports, incluindo José Alberto Carbonell, presidente do Porto de Barcelona; Ja-rim KOO, vice-presidente do Porto de Busan (Coreia do Sul); e Jens Meier, CEO do Porto de Hamburgo e presidente da IAPH (International Association of Ports and Harbors).
Os temas abordados incluem cibersegurança, operações portuárias menos poluentes, integração dos portos no desenvolvimento urbano e oportunidades de emprego criadas pela economia azul.

O Global Blue Finance Summit (BlueFIN) centrará a sua atenção na inovação, bluetech, sistemas marinhos e costeiros como áreas de investimento público e privado, com representantes de capital de risco, investimento de impacto, banca e seguros, tanto em contextos locais como globais. Entre os oradores confirmados estão Olivier Raybaud (Managing Director, SWEN Blue Capital), Dale Galvin (Managing Director, Global Fund for Coral Reefs Investment Fund), Esther Badiola (Principal Climate Adviser, Banco Europeu de Investimento), Lucy Holmes (Senior Director Ocean Markets and Finance, WWF UK) e Anton Gigov (Aquamarine Impact Capital Partners), entre outros.

Durante o Sustainable Ocean Summit (SOS), a participação de empresas, start-ups e inovadores na responsabilidade corporativa pelos oceanos e na promoção de uma economia azul sustentável e regenerativa reunirá temas como aquacultura, circularidade, transporte marítimo verde, empregos azuis do futuro, resiliência costeira e muito mais.
Entre os oradores destacam-se Jason Giffen (Chief Sustainability & Innovation Officer, Porto de San Diego), Kristijan Curavic (Presidente, Ocean Alliance Conservation Member), Aisha Stenning (Business Action Lead: Plastics Team, Fundação Ellen McArthur), Ben Rubin (Executive Director e Fundador, Carbon Business Council), Panagiotis Anastasopoulos (CEO, Autoridade Portuária de Patras) e Cristina Gil (Global Reporting Initiative – GRI), entre outros.

O presidente do Porto de Barcelona, José Alberto Carbonell, sublinhou que “a colaboração e a inovação são essenciais para enfrentar os grandes desafios do setor marítimo e portuário. Barcelona consolidou-se como um polo de organizações comprometidas com a sustentabilidade e a digitalização, e o Smart Ports: Piers of the Future é o melhor exemplo da nossa liderança e capacidade para gerar impacto global.”

A Comissária para a Promoção Económica, Comércio e Restauração do Município de Barcelona, Nadia Quevedo, afirmou que “Barcelona mantém-se firmemente comprometida com a economia azul. Através da Barcelona Activa, acabámos de concluir a primeira Medida de Governo sobre a Economia Azul, que acordou e implementou, em parceria com todos os agentes do setor, um plano de ação capaz, por exemplo, de fornecer 5.600 horas de formação em programas de requalificação e de acelerar 32 projetos empresariais.”

Por sua vez, o diretor do TBEWC, Ugo Valenti, destacou que “esta edição reforça a posição do evento como a principal feira mundial dedicada à promoção da economia azul, ao reunir instituições públicas, empresas líderes, start-ups e entidades financiadoras durante três dias, num exemplo claro de colaboração público-privada.”

O CEO interino do WOC, Stewart Sarkozy-Banoczy, afirmou que “o WOC passou por grandes mudanças no último ano e os temas, oradores, sessões e design dos eventos deste ano refletem muitas dessas transformações. Estamos muito satisfeitos por voltar a colaborar com a cidade e o porto de Barcelona, e por expandir a nossa cooperação com a Oceanovation, mostrando um valor único aos membros e participantes, ao combinar vozes corporativas, inovadoras, de investimento e governamentais, tanto em palco como fora dele.”

O Tomorrow.Blue Economy World Congress é organizado pela Fira de Barcelona, com a colaboração da Câmara Municipal de Barcelona, através da Barcelona Activa; do Porto de Barcelona; do World Ocean Council (WOC); da Oceanovation e do Smart Ports: Piers of the Future, uma iniciativa da Autoridade Portuária de Barcelona.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta