Travessia mais longa em prancha-à-vela numa só etapa – Ilha da Madeira à 160 milhas à Ilhas Selvagen

0

João Rodrigues fez história ao tornar-se na primeira pessoa a fazer a travessia entre a ilha da Madeira, de onde é natural, e as ilhas Desertas, o ponto mais a Sul de Portugal. O velejador partiu no dia 14 de Junho, ao nascer do Sol e, navegou ao longo de 160 milhas e de quase doze horas sem parar, cumprindo um sonho de já há muito tempo.
O atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos ganhou também o direito de ver o seu nome inscrito no “Guiness World Records”, como a travessia mais longa jamais conseguida em prancha-à-vela (windsurf), numa só etapa.
Esta iniciativa integra o programa das comemorações do quadragésimo aniversário da criação da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira reserva natural de Portugal. Por coincidência, João Rodrigues também completa 40 anos no próximo dia 2 de Novembro.



O facebook do Parque Natural da Ilha da Madeira seguiu toda a viagem do velejador:

https://www.facebook.com/parquenaturaldamadeira?ref=ts&sk=wall

João Rodrigues foi acompanhado pelas embarcações “Freira-do-Bugio do SPNM e pelo navio patrulha da Marinha Portuguesa “Cacine”. A dar apoio, já mais perto das ilhas Selvagens esteve o veleiro “Búteo”.
João Rodrigues, Campeão e Vice – Campeão do Mundo de Prancha à Vela, em 1995 e 2008, tetra-campeão Europeu, conta com 121 internacionalizações e 51 medalhas conquistadas em competições internacionais – 22 de Ouro, 16 de Prata e 13 de Bronze. Encontra-se presentemente a preparar a sua sexta campanha Olímpica rumo a Londres 2012, depois das participações em Barcelona ‘92, Atlanta ‘96, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e será a cara do Campeonato Europeu 2012, a realizar-se na baia do Funchal, no próximo mês de Março.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta