Vanguard Marine: Alta costura em embarcações semirrígidas

0

Quatro décadas de experiência comprovam a capacidade técnica da equipa de Vanguard em projeto e fabrico de embarcações semi-rígidas. O grupo internacional Vanguard Marine, com base em Vila Nova de Cerveira, oferece produtos sob medida graças à sua condição de estaleiro e um extenso catálogo que permite ilimitadas combinações de comprimento, materiais, cores e acessórios para atender às necessidades de todos os tipos de clientes profissionais e de lazer. A engenharia naval, chave para a qualidade de seus projetos.

Todas as embarcações do grupo internacional Vanguard Marine são fabricadas em Portugal. Foto © Vanguard Marine

O conceito Haute Couture’ (do francês haute couture) define um produto exclusivo criado sob medida do cliente em oposição ao habitual fabrico em série. A sua aplicação exige criatividade, domínio artesão e o acesso a uma ampla gama de opções em materiais, cores ou desenhos. No mundo das embarcações semi-rígidas, fabricar sob medida requer além da experiência, versatilidade e dispor de um catálogo de acessórios suficientemente amplo para cobrir todo tipo de necessidades.
A Vanguard oferece os mais altos padrões de qualidade em design e fabrico de semi-rígidas, é especializada no fabrico de barcos sob medida, graças à experiência da sua equipa de artesãos, a sua qualidade de estaleiro e uma flexibilidade na produção que lhe permite adaptar-se ao caderno de encargos de qualquer tipo de projetos. O seu catálogo abrange comprimento entre os 3 os 12 metros, diferentes desenhos de casco em fibra ou alumínio, três materiais de flutuador diversos tipos de flutuador com cobertura em qualquer material (CSM, PVC e PU), motores interiores e fora de borda, e uma infinidade de possibilidades de personalização tanto para embarcações profissionais e de resgate, como para náutica recreativa.

© Vanguard Marine

A importância da engenharia naval
A engenharia naval é um fator determinante no processo de produção de toda embarcação, um campo no qual as semi-rígidas contam com suas próprias particularidades. “O engenheiro naval encarrega-se de adequar as soluções técnicas aos requisitos de cada projeto“, explica Guillermo Gefael, gerente da Gestenaval, empresa responsável pela engenharia naval da Vanguard há uma década.
Além da definição óbvia de casco rígido com flutuador perimetral, uma semi-rígida conta com características específicas que devem ser tidas em conta pelo engenheiro naval no seu trabalho: “O seu caderno de especificações inclui que eles têm que ser leves, rápidos, oferecer uma certa capacidade de carga e habilidade para operar em águas tranquilas ou em mar aberto,… São condições que têm de ser calculadas para a realização de um projecto“.
Estes condicionalismos incluem as elevadas exigências associadas às embarcações de socorro, especialmente as fabricadas sob certificado SOLAS (acrónimo de Safety of Life at Sea, Convenção Internacional para a Segurança da Vida no Mar). A Vanguard conta com uma gama específica SOLAS certificada para ser instalada como embarcação de resgate ou resgate rápido em navios de bandeira comunitária e operar nos ambientes mais exigentes.

© Vanguard Marine

Embarcações a medida
A especialização em embarcações sob medida requer a conceção de soluções ad hoc e a consequente adaptação do departamento de engenharia naval para responder a funcionalidades específicas. No âmbito das embarcações de resgate, a Vanguard oferece elementos de personalização como a montagem de uma porta de recuperação no flutuador, o ponto de elevação único, os postes de reboque, os dispositivos de Auto-adrizado… Como exemplo de sua capacidade, Vanguard colaborou na criação da embarcação não tripulada USV Victoria de Industrias Ferri, uma semi-rígida de 12 metros de comprimento que em sua apresentação foi pioneira na Espanha e a maior das suas características na Europa.
Cada projecto representa um desafio para o departamento de engenharia naval, embora, na opinião de Gefael, os mais interessantes são aqueles que apresentam um desafio pela sua complexidade: “Recordo especialmente umas embarcações cabinadas e com casco de alumínio fabricadas por Vanguard para um concurso que tinham requisitos de manobrabilidade extraordinários, capacidade de trabalhar em mares com ondas até quatro metros de altura e ventos de força seis“.
Todas as embarcações do grupo internacional Vanguard Marine são fabricadas em Portugal conforme o sistema de controlo de qualidade ISO 9001:2015 certificado por LRQA. As embarcações Vanguard e todos os seus componentes de Vanguard são fabricados na União Europeia. A equipa Vanguard Marine desenha e fabrica semi-rígidas desde 1984.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta