Vela – Oeiras Cup, de 31 de Maio a 03 de Junho: A grande competição de vela

0

Crédito fotos: Mário Gouveia/Lagos Sports

Fleet Regata

Oeiras Cup abre com regatas em frota

– Vento forte desafia tripulações

– Velejadores agradados com as condições naturais de Portugal para a vela

– O português Afonso Domingos integra tripulação do V1

A etapa portuguesa do circuito internacional de vela da classe RC44, começou hoje nas águas do estuário do Tejo. Até ao próximo domingo e durante quatro dias, iremos assistir diariamente a competição vélica ao mais alto nível.

Vento forte domina primeiro dia
Um vento forte dominou o primeiro dia de regatas da Oeiras Cup. Soprando com uma intensidade entre os 16 e os 21 nós e do quadrante NW rondando progressivamente para N.
Estas condições proporcionaram regatas em frota de elevado nível competitivo exigindo o máximo de concentração das tripulações. O equilíbrio de valores ficou bem demonstrado no dia de hoje, onde nas duas regatas disputadas, a alternância na liderança foi uma constante.


Larga da regata nº1

Velejadores ficaram rendidos com as condições de regata
A classe RC44 foi fundada há dois anos por Russell Coutts – três vezes vencedor da Taça América – que se encontra a competir em Portugal a bordo do seu barco Omega.
Russell Coutts é um conhecedor profundo das boas condições naturais que Portugal em geral e, a zona de Oeiras em particular, possui para a prática da vela. Após um dia de treinos, também os restantes velejadores ficaram rendidos e foram interessantes as opiniões por eles expressas.

Team AQUA
Cameron Appleton / Posição táctico
“… É engraçado pois é muito parecido com o que estou habituado em Auckland, na Nova Zelândia, onde fiz a minha carreira como velejador. Não tem ondulação, mas em contrapartida tem alguma corrente.
O campo de regatas está muito bem localizado e com grande proximidade do público. É óptimo!”


Team Beecom

Team BeeCom
Morton Henrikson / Posição táctico
“…O campo de regatas é bastante bom. Vai ser interessante pois é a primeira vez que vamos navegar com tanto vento, normalmente estamos habituados a velejar com menos vento, mas aqui está bastante vento, o que parece que é normal. A localização é excelente e as condições esperadas para hoje não podiam ser melhores…”


Team Omega

Team OMEGA
Julien di Biase / Posição pitman
“…Este campo de regatas é fantástico, com muito vento e sem ondulação que é exactamente o que estes barcos necessitam para dar o seu melhor.
A Lagos Sports fez um óptimo evento e escolheu um local muito bom para o realizar. Penso que todos se irão divertir e nestas condições tudo vai depender do trabalho de equipa, factor que irá fazer toda a diferença…”

Team V1 Racing
Peter Hansen / Posição leme
“…O campo de regatas é fantástico, as condições atmosféricas estão excelentes e é um óptimo local tanto para nós, como para o público. Navegar com vento, sol e perto da costa é muito bom para todos…”

Team CRO-A-SAIL
Tomislav Basic / Posição táctico
“…A localização do campo de regatas é óptima e as condições atmosféricas são excelentes, com bom tempo, sol e vento, o melhor para um excitante dia de regatas…”

Team Light Bay (Magia)
Lorenzo Bodini / Posição táctico
“…O campo de regata é muito bom, com óptimo formato, curto para se poder fazer muitos cruzamentos entre os barcos e com excelentes condições de vento e plano de água…”


Team V1 com Afonso Domingos a bordo

Afonso Domingos aos comandos do V1 Racing
O português Afonso Domingos é único português a competir na Oeiras Cup integrado na tripulação do V1 Racing. Ocupa a importante posição de leme e poderá ser uma mais valia para a equipa visto ser um conhecedor profundo do campo de regatas e a tripulação não ter qualquer experiência de navegar junta.
Para este velejador o barco RC44 “…é muito exigente do ponto de vista técnico e requer muita sensibilidade e uma afinação constante. Contudo é um barco divertido de navegar mas sem deixar de ser competitivo…” Sobre a classe, Afonso Domingos está convicto que ela “…poderá evoluir bastante visto que consegue conciliar um barco de proprietário com profissionais…”

Match Race entra em acção
Hoje, sexta-feira, começam as regatas em Match Race no sistema Round Robin. Neste tipo de prova os barcos competem dois a dois e todos defrontam todos. O percurso é extremamente simples e desenvolve-se entre duas bóias situadas uma a barlavento (lado de onde sopra o vento) e outra a sotavento (lado para onde sopra o vento) e em forma de “banana”. Os barcos largam sempre contra o vento e cortam a linha de chegada com o vento por trás.
As regatas em Match Race são muito técnicas e normalmente decidem-se na largada. Por isso é muito interessante de seguir as manobras que os dois barcos realizam antes da largada no sentido de se posicionarem da melhor forma para ganhar uma posição favorável e provocar faltas ao seu adversário.

CLASSIFICAÇÃO POR REGATA
Fleet Race nº. 1
1º Team Aqua
2º Team Beecom
3º Team Omega
4º Team Cro-a-sail
5º Team Light Bay (Magia)
6º Team V1 Racing

Fleet Race nº. 2
1º Team Omega
2º Team Aqua
3º Team Beecom
4º Team Cro-a-sail
5º Team Light Bay (Magia)
6º Team V1 Racing

Fleet Race Ranking
1º Team Aqua Pts. 3
2º Team Omega Pts. 4
3º Team Beecom Pts. 5
4º Team Cro-a-sail Pts. 8
5º Team Light Bay (Magia) Pts. 10
6º Team V1 Racing Pts. 12

CALENDÁRIO DE REGATAS
– 01 de Junho
14 Horas (início) / Match Race

– 02 de Junho
14 Horas (início) / Match Race

– 03 de Junho
11 Horas (início) / Duas regatas costeiras em frota
14 Horas / Regata em frota

AS EQUIPAS PARTICIPANTES
São seis, as equipas que estão a competir na Oeiras Cup no estuário do Tejo:
Team Aqua / Proprietário Chris Bake
Team Beecom / Proprietário Isao Mita
Team Cro-a-sail / Proprietário Miro Reljanovic
Team Light Bay (Magia) / Proprietário Fábio Appolonio
Team Omega / Proprietário Russell Coutts
Team V1 Racing / Proprietário Ramus Kostner

Para saber mais visite: www.rc44portugal.com

ACTUALIZAÇÃO

A grande competição de vela
Team Aqua domina primeiro dia de competição

O Team Aqua de Chris Bake dominou o primeiro dia das regatas, em frota, da Oeiras Cup.
A embarcação dos Emiratos Árabes Unidos terminou todas as regatas do dia nas posições cimeiras da tabela classificativa, demonstrando ser a tripulação mais consistente da frota. À largada, Camaron Appleton, o táctico do Team Aqua em regatas de frota, já tinha avisado quando questionando sobre quem seria o vencedor “…Ganhará quem tiver o melhor trabalho de equipa…”
Quanto às condições de vento, a terceira regata foi disputada com menos vento que as anteriores e soprando de NW.

Fleet Race nº. 3
1º Team Cro-a-sail
2º Team Beecom
3º Team Aqua
4º Team Omega
5º Team Light Bay (Magia)
6º Team V1 Racing

Fleet Race Ranking
1º Team Aqua Pts. 3
2º Team Beecom Pts. 7
3º Team Omega Pts. 8
4º Team Cro-a-sail Pts. 9
5º Team Light Bay (Magia) Pts. 15
6º Team V1 Racing Pts. 19

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta