
Na Polónia tivemos a oportunidade de experimentar três modelos de veleiros Maxus 24, 28 e 33 da marca Maxus construídos pela Northman.
A qualidade do fabrico polaco está bem patente nesta marca de referência no segmento das pequenas embarcações de cruzeiro.
Os veleiros da Maxus caracterizam-se pelo seu aspecto moderno, qualidade de construção, elegância na decoração interior e facilidade de manobra.
Pensamos que os tamanhos que tivemos a oportunidade de experimentar têm perfeito cabimento no mercado nacional devido à sua relação preço/qualidade e à sua dimensão (ideais para quem se quer iniciar na vela de cruzeiro).
A marca Maxus é comercializada na Península Ibérica através da empresa ICM Spain (www.icmnautica.com).
Pontos fortes
Encontrámos diversos pontos fortes nestes três modelos. A decoração é de grande bom gosto com recurso a materiais de qualidade e a tecidos de tons claros. O espaço interior é amplo, com um pé-direito assinalável e uma grande luminosidade. A disposição interior dos volumes é clássica ao nível do lay-out notando-se um bom aproveitamento dos espaços e soluções interessantes ao nível da segunda cabina.
O convés possui um lay-out clássico sem grandes inovações. O poço é um espaço amplo de onde se podem efectuar a grande maioria das manobras em segurança. O conforto é um dos pontos fortes do poço.
Ao nível da navegação os modelos demonstraram um grande à-vontade em progredir com ventos fracos. Os dois modelos mais pequenos 24 e 28 possuem cana de leme enquanto que o 33 vem equipado com roda de leme. Na concepção destes modelos está subjacente a navegação com tripulação reduzida notando-se que, devido à colocação da escota da grande, a pessoa que vai ao leme tem também a responsabilidade pela vela grande.
Os três modelos estão equipados com motores fora de borda sendo que no Maxus 33 o motor está escondido e é regulado como de um motor interior se tratasse.
Maxus 24
Modelo simples com duas cabinas, casa de banho e cozinha ideal para quem se quer iniciar na vela de cruzeiro. O mastro é rebatível e barco pode ser transportado em reboque.
Ficha técnica
Modelo Maxus 24; Origem Polónia; Construtor Northman; Comprimento 7,2 m; Boca 2,55 m;
Altura interior máx. 1,85 m; Peso 1 490 kg; Lotação 8; Motor auxiliar 8 Cv; Superfície vélica 27 m²; Altura do mastro 9 m; Preço +/- 27 900,00 .
Maxus 28
Modelo com a possibilidade de ter quilha ou patilhão. Duas cabinas, casa de banho independente, cozinha bem equipada e amplo salão. O mastro é rebatível e barco pode ser transportado em reboque.
Ficha técnica
Modelo Maxus 28; Origem Polónia; Construtor Northman; Comprimento 8,5 m; Boca 2,92 m;
Altura interior máx. 1,85 m; Peso 3 000 kg; Lotação 8; Motor auxiliar 8-10 Cv; Superfície vélica 38 m²; Preço +/- 42 500,00 .
Maxus 33
O Maxus 33 é o navio almirante do construtor e o mais luxuoso da gama. Trata-se de um modelo que pode vir equipado com cana de leme ou roda de leme, o seu mastro em alumínio é rebatível, possui 3 cabinas duplas e uma casa de banho.
Ficha técnica
Modelo Maxus 33; Origem Polónia; Construtor Northman; Comprimento 9,95 m; Boca 3,20 m;
Altura interior máx. 1,95 m; Peso 3 900 kg; Lotação 8; Superfície vélica 50 m²; Preço +/- 98 000,00 .