Velejadores portugueses sobem ao 2º lugar Campeonato do Mundo de 470

0

Os velejadores portugueses Pedro e Diogo Costa subiram ao 2º lugar da tabela geral do Campeonato do Mundo de classe 470 que decorre em Vilamoura.

A dupla venceu 1 das 3 regatas do dia e a sua boa prestação nas outras 2 permitiu ascender mais um posto na classificação e aumentar a distância para os principais adversários pela única vaga olímpica ainda em discussão entre 7 países.

Pedro e Diogo Costa (POR 21)

É um momento especial porque foi a primeira vez que ganhamos uma regata num Campeonato do Mundo. Foi um dia difícil, a primeira bolina andámos bem, fizemos um erro na 1º boia mas o resto da regata foi consistente e correu bem” afirmou no final do dia a tripulação portuguesa.
Com um dia marcado por condições de vento perfeitas para a prática da modalidade, os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergström mantêm a liderança da competição masculina com 9 regatas já completadas e a dupla espanhola Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, atuais líderes do ranking mundial e vice-campeões mundiais regressaram ao top 3.

Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina (ESP18)

Na competição feminina as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina mantêm a liderança pelo terceiro dia consecutivo, seguidas das holandesas Afrodite Zegers e Lobke Berkhout que subiram mais um posto.
O 3º lugar é agora ocupado pelas italianas Elena Berta e Bianca Caruso após uma boa prestação no dia de hoje, vencendo uma das 3 regatas.
Nesta classe, ao quarto dia de competição a Turquia é a melhor colocada para preencher a única vaga olímpica da frota feminina ainda disponível, seguida da Rússia e da Ucrânia.
Na competição mista os israelitas Gil Cohen e Noam Homri destronaram a dupla inglesa Amy Seabright e James Taylor da liderança, remetida agora para o 2º lugar. Os italianos Maria Vittoria Marchesini e Bruno Festo fecham o pódio.
As tripulações mistas serão o formato exclusivo a ser adotado depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, sendo este o último campeonato do mundo com competições separadas entre os dois géneros.

Kiran Badloe (NED9)

No terceiro dia do Campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf, o holandês Kiran Badloe, atual campeão europeu e mundial, regressou à liderança, depois de vencer as 3 regatas do dia.
O italiano Mattia Camboni mantém o 2º lugar da tabela e o israelita Ofek Elimelech regressou ao pódio ocupando agora o 3º posto.
Na competição feminina a polaca Zofia Noceti Klepacka subiu do 3º para a liderança, remetendo a
a francesa Charline Picon, atual campeã europeia, para o 2º lugar. A italiana Giorgia Speciale fecha o top 3.
As regatas do Campeonato do Mundo de classe 470, que decorre em Vilamoura até ao próximo sábado, podem ser acompanhadas através da transmissão em direto na página oficial do Facebook e Youtube do Vilamoura Sailing.
Créditos Fotos: João Ferreira (RS:X)
Créditos Fotos: Uros Kekus Kleva (470)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta